CARAS Brasil
CUIDADOS

Médico explica tratamento para diagnóstico de Neymar: 'Não é comum'

Jogador Neymar sofreu grave lesão em uma partida internacional; em entrevista à CARAS Brasil, o médico Guilherme Henrique Porceban explica tratamento

Dr. Guilherme Henrique Porceban

por Dr. Guilherme Henrique Porceban

Publicado em 28/03/2025, às 15h12 - Atualizado em 30/03/2025, às 10h55

Neymar já sofreu diferentes lesões - FOTO: Getty Images
Neymar já sofreu diferentes lesões - FOTO: Getty Images

Neymar Jr. (33) sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e saiu chorando do campo durante uma partida do PSG x Saint-Étienne em novembro de 2021. Na época, ele foi levado de maca ao vestiário para o primeiro atendimento médico. 

O jogador passou por exames necessários e precisou seguir longe dos gramados para se recuperar. CARAS Brasil entrevista o Dr. Guilherme Henrique Porceban, médico ortopedista especializado em cirurgia de coluna, sobre quando a cirurgia é indicada nesses casos. 

"A cirurgia não é comum e só entra em cena em casos graves, quando os ligamentos estão muito danificados e não melhoram com outros tratamentos. Ela também pode ser necessária se houver algo a mais, como uma fratura. O objetivo é consertar os ligamentos e fazer o tornozelo ficar firme de novo", explica. 

O especialista ressalta que o repouso no processo de recuperação é indispensável para não forçar a região danificada. Uso de gelo na região por até 20 minutos e várias vezes ao dia serve para aliviar o inchaço. O médico também destaca que uma compressão com faixa é benéfica para segurar o inchaço. 

"Assim como elevação [é benéfica]. Deixe o pé para cima, apoiado em algo, para ajudar o líquido a descer. O médico pode indicar remédios para dor e inflamação também. Se a entorse for mais séria, talvez você precise usar uma tala ou gesso para imobilizar o tornozelo. Depois, a fisioterapia ajuda a trazer a força e o movimento de volta",a conselha. 

Guilherme também explica como se proteger de lesões como a sofrida pelo jogador. "Para se proteger, use sapatos que deem apoio ao tornozelo, principalmente se for caminhar ou praticar exercícios. Fazer um alongamento e um aquecimento antes de se mexer também ajuda. Evite lugares irregulares ou escorregadios e, se puder, fortaleça os músculos ao redor do tornozelo com exercícios leves. Isso tudo faz diferença!", finaliza.   

Dr. Guilherme Henrique Porceban

Dr. Guilherme Henrique Porceban (CRM: 169162-SP) é médico pela Universidade de São Paulo (USP)  com residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, especialização em cirurgia de coluna, com mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como preceptor na UNIFESP e integra o corpo clínico dos hospitais HCor, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês com interesses de pesquisa na área de aplicação de inteligência artificial generativa na medicina.  

Neymar Jr Neymar

Leia também

Carol Ribeiro detalha sintomas e tratamento após diagnóstico de esclerose múltipla

Após ter ingressos esgotados, Cleo revela motivo do cancelamento de show

Especialista alerta sobre treinos de Fernanda Garay durante puerpério: 'Saúde emocional'

Médico explica 'surto' de vírus em filhos de Virginia Fonseca: 'Sequência de infecções'

Médica alerta sobre diagnóstico de Danton Mello: 'Se instala de forma silenciosa'

Médica explica internação da cantora Preta Gil: 'Monitoramento constante'