ENTENDA!

Médico aponta possíveis complicações do diagnóstico de Preta Gil: 'É arriscado'

Em entrevista à CARAS Brasil, o nefrologista Henrique Carrascossi explica o cálculo renal que Preta Gil teve neste ano; entenda

Dr. Henrique Carrascossi

por Dr. Henrique Carrascossi

Publicado em 12/12/2024, às 16h00 - Atualizado em 20/12/2024, às 10h55

A cantora e empresária Preta Gil - Foto: Reprodução/Instagram @pretagil

Preta Gil (50), que enfrenta um tratamento contra um câncer colorretal, precisou ser internada duas vezes em 2024 após receber o diagnóstico de cálculo renal. A condição, que é considerada comum, pode trazer várias complicações para os pacientes.

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico nefrologista Henrique Carrascossi explica que, caso não seja adequadamente tratado, o diagnóstico dePreta Gil pode se agravar e trazer alguns efeitos variados, desde os mais simples até os mais graves.

"[Os cálculos renais] podem trazer infecção, acumular bactérias neles e podem causar infecções graves e até nos rins. Eles podem sair e causar a cólica renal, que é uma dor muito forte. Se ele sair e não conseguir passar por esse canal do uréter que liga o rim até a bexiga, ele pode 'entupir' esse canal, e impedir a passagem da urina, e o rim pode ser paralisado por um fator obstrutivo."

Leia também: Médico explica diagnóstico de Preta Gil em meio a tratamento contra câncer colorretal: 'Dor muito forte'

"Muitas vezes, nesse caso, é preciso fazer uma cirurgia para retirá-los. É arriscado ter cálculos renais porque pode causar um quadro que chamamos e insuficiência renal, em que o rim pode ter uma diminuição de funcionamento, essa seria a causa mais grave", acrescenta o especialista.

A artista recebeu alta em 18 de novembro, após uma infecção no rim e os cálculos renais entupirem seu cateter duplo J. Na internação, ela precisou passar por uma cirurgia para realizar a troca. No total, foram oito dias sob os cuidados médicos.

O QUE SÃO CÁLCULOS RENAIS?

O médico explica que os cálculos renais são popularmente conhecidos como pedras nos rins. "São o acúmulo de cálcio, ácido úrico, depende do paciente. São cristais que o nosso rim excretando junto com a urina", afirma Carrascossi.

"Eles se juntam e formam os cálculos, que são as pedras. Ficam localizados nos rins, e se sai do rim pela via urinária tem que passar pelo uréter, que liga o rim até a bexiga. O canal é estreito e ela pode passar machucando, causando a cólica renal que é uma dor muito forte."

Leia mais em: Em tratamento contra câncer, Preta Gil revela técnica com laser: 'Melhora'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE PRETA GIL EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Dr. Henrique Carrascossi

Dr. Henrique Carrascossi: Médico Nefrologista (CRM 125.571) há 15 anos, especialista em doenças dos rins, com residência médica e título de especialista em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB). Professor de medicina da Universidade de Araraquara (UNIARA) e supervisor do programa de residência médica em clínica médica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) na UNIARA e Santa Casa de Araraquara. Também atua como médico coordenador assistencialista da enfermaria de clínica médica do Hospital de Ensino da Santa Casa de Araraquara, além de coordenar o Instituto do Rim Carrascossi.

Preta Gil preta gil pedra nos rins cálculo renal

Leia também

Especialista lista cuidados necessários para facetas de Alessandra Ambrósio

Entenda como funciona o tratamento da doença de Xand Avião: 'Não tem cura'

Maestro João Carlos Martins passa por cirurgia em hospital de São Paulo

Caso Maira Cardi: médico explica o que leva um bebê a perder os batimentos do coração

Médico detalha pós-parto de Isabel Veloso, diagnosticada com câncer: 'Preocupação e risco'

Médica faz alerta sobre sintoma da doença de Xand Avião: 'Estigmatiza as pessoas'