CARAS Brasil
ENTENDA!

Médica reforça importância do tratamento para caso de Raul Gazolla: 'Pode ser irreversível'

Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile explica como funciona o tratamento para infarto, que já atingiu Raul Gazolla seis vezes

Dra. Valéria Braile

por Dra. Valéria Braile

Publicado em 31/03/2025, às 11h15

O ator Raul Gazolla - Foto: Reprodução/Instagram @rgazolla
O ator Raul Gazolla - Foto: Reprodução/Instagram @rgazolla

Raul Gazolla (69) revelou, em meados de novembro, ter enfrentado seis infartos ao longo da vida. A condição que atingiu o artista pode ser bastante perigosa para a saúde dos pacientes e precisa de agilidade em seu tratamento.

Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile reforça a necessidade do tratamento rápido para o quadro que atingiu Raul Gazolla. "Tudo deve ser [feito] o mais rápido possível, para não lesar uma grande parte do coração. Quanto mais tempo o coração fica em sofrimento, maior a lesão no músculo do coração, que pode ser irreversível."

A médica explica que, atualmente, com os recursos e tecnologias disponíveis para a medicina é possível reestabelecer a irrigação do coração. "Se for atendido o mais rápido possível, conseguimos na maioria das vezes restabelecer a irrigação, abrindo a artéria novamente, por meio de medicamentos que dissolvem o coágulo ou cateterismo e implante de stent coronariano que abre a artéria."

Leia também: Médica explica diagnóstico de Raul Gazolla: 'Exceção a regra'

Além do tratamento agudo, a médica explica que existem atitudes para controlar a condição. "Manter consultas médicas periódicas para estabilização dos fatores de risco e programas de reabilitação e prevenção de novos eventos, que inclui mudanças de hábitos de vida, dieta, atividade física moderada, controle stress, não fumar, dormir bem."

Caso o paciente não receba os cuidados necessários, é possível que tenha complicações e sequelas para o quadro, como explica Braile. "O risco de sofrer um infarto, pode ser a morte súbita ou uma lesão extensa no coração levando a uma insuficiência cardíaca."

SAIBA QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO PARA QUADRO QUE ATINGIU RAUL GAZOLLA

Leia mais em: Raul Gazolla expõe momento sobrenatural após sofrer 6° infarto: 'Fiz passagem'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE RAUL GAZOLLA EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Dra. Valéria Braile

Dra. Valéria Braile é graduada em Medicina (CRM 66720 SP) pela Unicamp e possui residência médica em Clínica Geral pela USP e residência especializada em cardiologia no INCOR/USP-SP. É também especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Fellow em Cardiologia no Memorial Hospital de Nova York. Atualmente atua como chefe de cardiologia da Braile Cardio. É chefe de Departamento da Clínica Médica e Diretora Clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto. Além dessas atividades é  membro do Conselho de Administração da empresa Braile Biomédica. Atua ainda como investigadora principal e responsável pelo Centro de Pesquisa Clínica da Braile Cardio, além de consultora de pesquisa clínica da Braile Biomédica.

infarto Raul Gazolla

Leia também

Médica explica diagnóstico de Lucas Viana: 'Fortes gatilhos'

Maya Massafera mostra reação no rosto após uso excessivo de hormônios

Letícia Cazarré conta que realizou cirurgia estética no rosto: ‘Dor e tontura’

Vocalista do Coldplay dá dicas sobre como dribla os efeitos da depressão

Médico explica diagnóstico de Leci Brandão e revela como agir: 'Sinais de alerta importantes'

Médica alerta sobre desejos de Dani Calabresa na gravidez: 'Importante lembrar'