CARAS Brasil
SAIBA MAIS

Médica explica diagnóstico de Raul Gazolla: 'Exceção a regra'

Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile explica fatores que podem ter influenciado para Raul Gazolla ter sofrido seis infartos

Dra. Valéria Braile

por Dra. Valéria Braile

Publicado em 29/03/2025, às 13h20 - Atualizado em 31/03/2025, às 08h10

O ator Raul Gazolla - Foto: Reprodução/Instagram @rgazolla
O ator Raul Gazolla - Foto: Reprodução/Instagram @rgazolla

Galã de diversas novelas, Raul Gazolla (69) surpreendeu ao revelar, em meados de novembro, que sofreu o sexto infarto. O diagnóstico que o ator enfrentou várias vezes tem graves complicações, e pode ser explicado por alguns fatores genéticos e eventos relacionados à saúde mental.

Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile explica que Raul Gazolla teve a vida marcada por grandes estresses e também possui fatores hereditários e metabólicos que proporcionam a doença aterosclerótica. "Realmente uma exceção a regra, verdadeiro milagre."

"O stress é um gatilho para instabilização das placas de gordura, que acabam se inflamando e rompendo. Como se fosse um machucado dentro da artéria e então, o organismo lança mão de uma série de respostas de coagulação para conter esse machucado e o resultado é a formação de um coágulo dentro da artéria, que leva a obstrução e gera o infarte."

Leia também: Raul Gazolla revela segredo para longevidade após os 60 anos: 'Estou em minha melhor forma'

"Um infarte é a falta de irrigação sanguínea em algum órgão do nosso organismo. Qualquer órgão pode sofrer um infarte, caso aconteça uma interrupção do fluxo sanguíneo, ou por rompimento da artéria ou por obstrução por um coágulo", acrescenta a especialista. Braile explica que existem fatores de risco para doenças aterocleróticas, como:

"No caso do ator, ele confessa ter um histórico familiar que proporciona essa tendência a obstrução das artérias. Além disso, teve uma vida pautada por fortes estresses como mortes violentas e precoces da esposa e do sobrinho."

"Essa situação de stress além de instabilização as placas de gordura das artérias, também leva a vasoconstrição do vaso sanguíneo e aumento da frequência cardíaca devido a intensa liberação de adrenalina nessas situações. Tudo isso favorece a diminuição de irrigação sanguínea do órgão em questão, levando a uma insuficiência de nutrição dos tecidos gerando o infarte", completa.

Leia mais em: Raul Gazolla expõe momento sobrenatural após sofrer 6° infarto: 'Fiz passagem'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE RAUL GAZOLLA EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Dra. Valéria Braile

Dra. Valéria Braile é graduada em Medicina (CRM 66720 SP) pela Unicamp e possui residência médica em Clínica Geral pela USP e residência especializada em cardiologia no INCOR/USP-SP. É também especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Fellow em Cardiologia no Memorial Hospital de Nova York. Atualmente atua como chefe de cardiologia da Braile Cardio. É chefe de Departamento da Clínica Médica e Diretora Clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto. Além dessas atividades é  membro do Conselho de Administração da empresa Braile Biomédica. Atua ainda como investigadora principal e responsável pelo Centro de Pesquisa Clínica da Braile Cardio, além de consultora de pesquisa clínica da Braile Biomédica.

infarto Raul Gazolla

Leia também

Mariana Rios revela problema de saúde em meio à tentativa para engravidar

Médica explica diagnóstico incurável de Vilma e relação com a idade: 'Mais difícil'

Médica alerta para menopausa precoce de Naiara Azevedo: 'Mais comum do que muita gente imagina'

Médica explica diagnóstico do cantor Netinho, internado para tratar câncer: 'Forma desordenada'

Médico explica diagnóstico de Othon Bastos em pessoas idosas: 'Não responde da mesma forma'

Médica explica internação da cantora Preta Gil: 'Monitoramento constante'