Saiba como é diagnosticado e o tratamento do câncer de Angelina Jolie

Atriz americana tinha 87% de chances de ser vítima da doença. Ginecologista explica como funciona o câncer e como as mulheres podem evitá-lo

Luiza Camargo Publicado em 14/05/2013, às 08h33 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Angelia Jolie assumiu que fez uma masectomia nos seios - Getty Images

Angelina Jolie assumiu nesta terça-feira, 14, que se submeteu a uma mastectomia dupla- cirurgia de retirada dos seios- para reduzir suas chances de ter um câncer de mama.

Veja Angelina Jolie e Brad Pitt em momentos marcantes

Conheça outras celebridades que também removeram as mamas assim como Angelina Jolie

Angelina Jolie faz tributo a ‘amável e apoiador’ Brad Pitt ao revelar dupla mastectomia

O ginecologista obstetra Clóvis Gonzaga contou como que esta doença pode ser detectada: “a mulher faz um exame de sangue específico, e se nele for detectado que ela tem um dos ou os dois genes mutantes BRCA 1 e BRCA 2 positivos, fica claro que ela tem grande probabilidade de ter câncer de mama". BRCA é a abreviação de "breast cancer", que em inglês quer dizer câncer de mama.

O médico também diz que se a mulher já tiver um histórico na família, as chances dela ter a doença aumentam: “aquelas que tiverem histórico na família de parentes de primeiro grau, como mãe e irmã, devem começar a fazer o exame 10 anos antes da doença ter sido diagnosticada no parente”.

Todavia, esse tipo de diagnóstico é caro em nosso país “o exame para cada seio custa, aproximadamente, uns R$8 mil reais. O Sistema Único de Saúde, o SUS, cobre a cirurgia, mas o exame não”, afirma Clóvis.

Para a mulher se proteger, ela deve sempre ficar “em dia” com sua visita ao ginecologista: “A mulher que não tem histórico na família deve fazer uma vez por ano a mamografia a partir dos 40 anos. Se for diagnosticado que a mulher tem grandes chances de ser vítima da doença, a mulher tem que se submeter a uma operação complicada, já que todo o tecido mamário é retirado e é colocada uma prótese. Mesmo assim, ela é necessária”.

Bem-estar e Saúde angelina jolie câncer Angelina Jolie [11945] Câncer [12460]

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"