Hiperêmese gravídica: entenda doença que causa excesso de enjoos em Kate Middleton

Juliana Cazarine Publicado em 11/09/2017, às 15h35

Príncipe William e Kate Middleton proíbem que os príncipes George e Charlotte tenham aparelhos eletrônicos - Getty Images

O anúncio da chegada de mais um herdeiro à realeza britânica veio acompanhado pela notícia de que Kate Middleton sofre de hiperêmese gravídica, uma doença que pode estar relacionada à deficiência de vitaminas, insuficiência de glândula adrenal (responsável por converter proteínas e gorduras em glicose) ou reação anormal à gonadotropina coriônica humana hCG (glicoproteína hormonal). A condição provoca excesso de enjoos durante a gravidez a ponto de prejudicar a saúde da mãe. “As náuseas e vômitos frequentes podem causar distúrbios nutricionais, metabólicos, perda de peso e desidratação”, diz Maurício Mendes Barbosa, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Estima-se que uma em cada 50 mulheres possa ter hiperêmese gravídica, mas a doença tem cura e pode não aparecer novamente no caso de uma nova gestação, mas exige acompanhamento médico e internação hospitalar. A mulher do príncipe William também teve hiperêmese gravídica na gestação de George e Charlotte. Mas os enjoos - infelizmente - fazem parte de quase toda gravidez, com menor intensidade em quem não sofre de hiperemêse. “Cerca de 70 a 80% das gestantes tem algum tipo de mal estar matinal”, diz Mendes Barbosa.

A causa do mal estar - que começa entre a quarta e a sexta semana - é atribuída ao aumento natural de hormônios durante a gestação. Portanto, não há como tomar medidas preventivas. A alternativa, nesse caso, é buscar maneiras de amenizar o incômodo. “A gestante pode fazer pequenas e frequentes refeições, sempre com alimentos com pouca gordura e com fibras, que melhoram o funcionamento do intestino”, afirma Eduardo Cordioli, coordenador médico obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein. Os alimentos gelados também podem ser uma alternativa. “O sorvete pode diminuir o enjoo porque ajuda a fechar o esfíncter do estômago (responsável por manter o conteúdo dentro do órgão)”, completa.

Outra sugestão é que a grávida identifique e evite o que causa mal estar. E caso o enjoo apareça, ela pode recorrer aos suplementos alimentares indicados por seu médico. “O uso de vitamina B6, principalmente no início da gestação, e antieméticos (medicamento) por via oral, além dos antiácidos, podem ajudar quando os simples enjoos ou vômitos matinais aparecerem”, afirma Mendes Barbosa.

Em geral, a pior fase dos enjoos acontece entre a 9ª e a 13ª semana. Mas eles terminam logo em seguida, a partir da 14ª semana ou até a 20ª. Mas não é uma regra. “Algumas grávidas podem persistir com os enjoos e vômitos durante toda a gravidez”, diz Cordioli. O mal estar, nesse caso, não apresenta riscos à futura mamãe. “O enjoo é normal e não tem relação com a quantidade de cabelo do bebê ou qualquer outro detalhe”, acrescenta.

Bebê kate middleton gravidez príncipe William Kate Middleton [14908] Príncipe William [15047] Gravidez [12985]

Leia também

Esperando a primeira filha, Lexa recebe carta de Sabrina Sato sobre gravidez

Eliezer se emociona em 1ª aparição pública após nascimento de Ravi, segundo filho com Viih Tube

Bruna Biancardi mostra novas fotos e detalhes do aniversário de 1 ano da Mavie

Eliezer mostra foto de Ravi para Lua e derrete internautas com reação da pequena

Tati Machado compartilha mensagem de Eliezer após nascimento de Ravi, segundo filho com Viih Tube

Cheio de personalidade! Saiba o que diz o mapa astral de Ravi, segundo filho de Viih Tube e Eliezer