Organizadora ‘queridinha dos famosos’ dá dicas para preparar festas infantis

A organizadora de eventos Andrea Guimarães, responsável por preparar as festas de aniversário de crianças famosas como Rafaella Justus, aponta tendências e dá cinco dicas para fazer uma festa inesquecível

CARAS Online Publicado em 16/01/2014, às 16h39 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

‘Queridinha dos famosos’ ensina a organizar festas - Foto-montagem

Organizar uma festa de aniversário não precisa ser uma tarefa estressante. Basta estabelecer prazos e definir uma lista de tarefas. A seguir, a organizadora de festas Andrea Guimarães, que preparou as festas de Rafaella Justus, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, e de Maria, Clara e Helena, filhas de Rodrigo Faro e Vera Viel, dá cinco dicas para organizar uma festa infantil.

+ Quando a hora do “parabéns” se aproxima, os pais têm a difícil e divertida tarefa de preparar uma festinha que encha o filho de alegria

+ Aniversários dos filhos de Angélica e Eliana inspiram decoração de festas infantis

1. Reservar a data

Se a festa será realizada em um bufê, o ideal é reservar a data com seis meses de antecedência. “Sábados e domingos são dias disputados e, se os pais deixarem para marcar quando os preparativos da festa começarem de fato, podem perder a data”, alerta a organizadora.

Quem pretende fazer a festa em casa não precisa se preocupar com a reserva da data. No entanto, deve atentar-se à infraestrutura do local, que tem que acomodar todos os convidados e atrações da festa.

2. Escolha do tema

O segundo passo é definir o tema da festa e distribuir os convites, o que segundo Andrea, pode acontecer até três meses antes da data escolhida. “É quando a organização, que inclui escolha do cardápio e decoração, deve começar”, diz. E é o aniversariante quem define o tema, o que não é problema para crianças maiores de três anos. Mas, no caso de um bebê de até dois anos, a mãe pode mostrar mais de uma opção e ver qual mais agrada ao filho. “Estão na moda as decorações do filme Frozen e Meu Malvado Favorito, mas clássicos como os temas da Disney sempre estão entre os mais pedidos”, afirma a organizadora.

3. Definição do cardápio

O cardápio será definido após a degustação oferecida pelo bufê e a partir do perfil dos convidados. “Se a festa tem muitos adultos, é preciso ter um prato quente, como um risoto ou uma massa, e as guloseimas tradicionais, como cachorro-quente, salgadinho e pizza. Quando a comemoração reúne muitas crianças, o cardápio pode ter apenas guloseimas”, diz Andrea.

Para beber, não pode faltar água, suco e refrigerante. “Quem quiser também pode servir bebida alcoólica, mas eu não gosto, particularmente. Mas, se servir, o ideal é que ela seja solicitada ao garçom pelo convidado e não fique circulando nas bandejas”, sugere a organizadora. Uma alternativa ao ‘esquema’ é fazer um bar de caipirinha. “É uma tendência! E é bacana porque os convidados se servem”, comenta.

4. Recreação

Toda festa infantil precisa ter uma atração, além dos brinquedos e da música animada. “Até três anos, o ideal é fazer um teatrinho com fantoches ou ‘convidar’ um personagem para a festa. A partir dos três, oficinas e shows de mágica ou palhaços, por exemplo, são mais indicados”, sugere Andrea.

5. Decoração

Para Andrea Guimarães, a cenografia é a melhor alternativa para decorar uma festa de aniversário infantil. “É uma decoração que encanta e nunca sai de moda”, argumenta Andrea, que também é decoradora. “A ideia é usar um cenário que se movimenta e entrar totalmente no tema”, sugere.

+ Chás de bebê de Juliana Paes e Claudia Leitte inspiram decoração. Veja dicas!

Bebê criança Andréa Guimarães festas Criança [12501] Festas [5943] Andréa Guimarães [72801]

Leia também

Luan Santana e Jade Magalhães revelam sexo do bebê que estão esperando

Bruna Biancardi aproveita dia próximo aos animais na companhia da filha, Mavie

Irmã de Zé Felipe conhece o sobrinho recém-nascido, José Leonardo

Amanda Kimberlly celebra os dois meses de Helena, sua filha com Neymar Jr.

Grávida da primeira filha, Duda Reis fala sobre segunda gravidez

Virginia Fonseca posa com os três filhos e reflete: "Mais do que eu sonhava"