Vish!

J. K. Rowling ataca astros de 'Harry Potter': 'Podem guardar suas desculpas'

J. K. Rowling é conhecida por se contra ao movimento trans de luta por direitos; Emma Watson e Daniel Radcliffe já se pronunciaram contra autora

Rafaela Dionello, sob supervisão de Priscilla Comoti
J.K. Rowling, Emma Watson e Daniel Radcliffe - Foto: Getty Images

J.K. Rowling, autora da série de livros "Harry Potter" que deu origem à saga de filmes, voltou a fazer declarações transfóbicas e ainda atacou atores que participaram de filmes da franquia. A autora alega que 'há um movimento que pretende acabar com os direitos duramente conquistados pelas mulheres', referindo-se apenas a mulheres cisgênero.

A escritora ainda disse que 'não perdoará' os atores Emma Watson e Daniel Radcliffe, que viveram Harry Potter e Hermione Granger nos filmes, respectivamente, por condenarem a transfobia e defenderem os direitos de pessoas trans. A escritora é conhecida por se opor ao movimento trans de luta por direitos.

O assunto veio à tona enquanto ela respondia a seguidores em seu perfil no X, antigo Twitter. Nos comentários, um internauta colocou os nomes dos atores em uma discussão sobre transição de gênero. "Esperando que Daniel e Emma lhe façam um pedido público de desculpas, estou seguro que você os perdoará", escreveu um perfil.

"Não é seguro, infelizmente. Celebridades que aderiram a um movimento que pretende erodir os direitos duramente conquistados pelas mulheres e que usaram as suas plataformas para aplaudir a transição de menores podem guardar as suas desculpas para os ‘destransicionários" traumatizados e para as mulheres vulneráveis que dependem de espaços do mesmo sexo*, respondeu J.K.

Segundo ela, Daniel e Emma defendem um movimento que "ignora declarações médicas". "Nos últimos quatro anos, Hilary Cass conduziu a revisão mais robusta das evidências médicas para crianças em transições já realizadas. Mesmo que você não sinta vergonha de torcer pelo que agora parece ser uma grave negligência médica, mesmo que não queira aceitar que pode ter errado, onde está seu senso de autopreservação? O movimento em que você embarcou com tanto prazer está se precipitando em direção a um penhasco", continuou a escritora.

Em 2020, quando Rowling tornou públicas as opiniões transfóbicas, tanto Radcliffe como Watson emitiram declarações de apoio à comunidade trans. Desde então, ambos reforçaram suas posições mais de uma vez. O ator publicou um texto no site da organização "The Travor Project" sobre o tema - inclusive se dirigindo aos fãs da saga que foram ofendidos pelos comentários da autora.

"Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi prejudicada ou diminuída, eu sinto profundamente pela dor que esses comentários causaram em vocês. Eu realmente espero que vocês não percam tudo que foi valioso nessas histórias", disse o ator na época.

Rafaela Dionello, sob supervisão de Priscilla Comoti

Rafaela Dionello faz parte da redação da CARAS. Já foi social media de esporte, é apaixonada por moda, entretenimento e Fórmula 1!

daniel radcliffe harry potter emma watson j.k. rowling

Leia também

Jennifer Lopez desconversa ao ser questionada sobre Ben Affleck

Neymar usa tênis de R$ 40 mil cravejado de cristais

Liam Payne: Amigo suspeito rompe o silêncio e se pronuncia

Leticia Colin rompe o silêncio ao ser alvo de boatos sobre vida amorosa

Lore Improta ensina a filha reagir após ser chamada de 'feia'

Rafael Cardoso fala sobre processo com a ex-sogra: 'Estou sendo crucificado'