Estenose e fibrilação

Entenda a causa da morte do apresentador Jô Soares

Jô Soares morreu em agosto de 2022, aos 84 anos, e não teve causa da morte divulgada na época

CARAS Digital Publicado em 22/12/2022, às 12h22 - Atualizado em 27/04/2023, às 08h51

O apresentador Jô Soares em entrevista; morto aos 84 anos, teve a causa da morte revelada em dezembro - Foto: Divulgação/Globo

A causa da morte do apresentador Jô Soares (1938-2022) foi divulgada em 22 de dezembro do ano passado, quatro meses após o comunicador morrer, aos 84 anos. Segundo o site Notícias da TV, ele partiu em decorrência de insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação atrial –complicações da obesidade. Entenda a seguir o que cada termo significa.

A estenose aórtica acontece quando há um estreitamento da aorta, o principal vaso sanguíneo do coração. A obstrução bloqueia impede que ele passe do coração para a aorta, assim reduzindo o fluxo de sangue para o corpo e dificultando o funcionamento do coração. Com isso, o coração fica enfraquecido e podem haver dores no peito, fadiga e falta de ar.

Já a fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca, que pode ser associada ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Ela ocorre quando os átrios –câmaras superiores do coração– não se contraem em um ritmo síncrono, mas tremem. A frequência acelerada por causar má circulação do sangue e, em alguns casos, não apresenta sintomas. No entanto, pode causar fadiga, falta de ar e palpitações.

A insuficiência renal é uma condição na qual os rins perdem a capacidade de realizar funções básicas. Ela pode ser aguda, quando a perda da função renal é rápida e súbita, ou crônica, quando a perda é lenta, progressiva e irreversível –neste último caso, a doença pode não manifestar sintomas até que os rins estejam em um estado grave.

No caso da insuficiência cardíaca, a condição ocorre quando o coração não bombeia sangue o suficiente para atender às necessidades do corpo, fazendo com que o fluído acumule nas pernas, pulmões e outros tecidos. Os sintomas envolvem falta de ar, fadiga, pernas inchadas e batimentos acelerados.

O artista estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Na época, a família optou por não divulgar a causa da morte nem o local do funeral, que foi restrito a familiares e amigos do apresentador.

Jô deixou toda a sua herança para a ex-mulher e funcionários que o acompanharam durante a vida. O apresentador teve apenas um filho, Rafael Soares, que morreu em 2014, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no cérebro.

Jô Soares morte jô soares causa da morte

Leia também

Irmã de Davi, Raquel Brito perde a paciência e defende o irmão

Rafa Kalimann escreve carta aberta e exibe imagens com Nattanzinho

The Vivienne, vencedora do RuPaul’s Drag Race, morre aos 32 anos

Ana Paula Siebert revela como escolheu a babá da filha

O que Lívian Aragão faz da vida? Ela revela suas profissões

Gabriela Duarte curte dia na praia com a mãe, Regina Duarte