No jantar Boma, os convidados saboreiam culinária exótica servida ao redor de fogueira, dançam e festejam aniversários
As tradições centenárias da África do Sul foram vividas intensamente pelos convidados da Em bai xada de CARAS no país, localizada no Rattray's em Mala-Mala Game Reserve. Reuni dos em um kraal - espécie de forte ao ar livre feito de bambu e utilizado no século XIX para proteger o gado de animais selvagens - famosos como Nívea Stelmann (36), Luciano Szafir (41), Patrícia Naves (47), Ellen Rocche (30) e os casais Christine Fernandes (37) e Floriano Peixoto (52), Pedro Neschling (28) e Vitória Frate (24), Juliana Alves (28) e Guilherme Duarte (33) e Susana Vieira (67) com Sandro Pedroso (26) participaram de um típico jantar local. No Boma Aandete, a refeição é feita ao redor de uma fogueira e inclui rituais de dança e canto. Entre as opções do menu, carne de cordeiro, sopa de champignon, carpaccio de antílope e batata rostie com creme sour e caviar. A culinária exótica e apimentada, preparada pelos chefs Ntanto Masina (24), Sikhona Khosa (30) e Mary Nkambuli (27), ganhou a aprovação de todos. "Na minha casa, sigo dieta. E com muita disciplina. Mas quando estou viajando, não me privo de absolutamente nada. Sou gulosa mesmo e adoro saborear pratos diferentes. A gastronomia africana é de encher os olhos", elogiou Susana. "Não é nada leve. Comida que tem peso, você sente e saboreia. Quando estou fora do Brasil, sou curioso, provo um pouco de tudo sem me exceder. Achei que a cozinha daqui dá a exata noção do país. Bastante rica, picante e com pitadas da influência europeia dos colonizadores", completou o ator Marcos Frota (54). O vinho Nederburg Twenty 10 Cabernet Sauvignon, uma edição limitada, licenciada pela Fifa em homenagem aos jogos da Copa do Mundo 2010 e importado pela Casa Flora, foi o escolhido para acompanhar as iguarias. Ao lado da namorada, Amanda Richter (20), Max Fercondini (24) apreciou a bebida, que contém toques de frutas escuras, violetas, madeira e café. "Na boca é seco, encorpado, possui boa acidez e ao mesmo tempo consegue ter um sabor delicado", definiu Max, que se mostrou um aplicado enólogo. "Eu e Amanda adoramos cozinhar e inventar receitas. Enquanto esperamos a comida ficar pronta, abrimos uma garrafa de vinho branco, mais suave e leve para o clima quente do Brasil. Aqui, adquirimos o hábito de tomar uma taça de vinho tinto por dia e combinamos de introduzir o costume quando chegarmos em casa. A prática, além de fazer bem ao coração, traz um romantismo extra para o relacionamento", ressaltou o ator.
O espírito de alegria e descontração da noite foi realçado na hora da sobremesa. Aniversariantes da temporada, Flávia Alessandra (36) e Betty Lago (55) se surpreenderam quando viram o bolo de chocolate, creme chantilly e cereja, preparado especialmente para celebrar a ocasião. Ao som do Parabéns pra Você, elas sopraram as velinhas e fizeram seus respectivos pedidos. "Desejo muita saúde para toda a minha família" , comoveu-se Flávia, grávida de sete meses de uma menina. "Minha vida está repleta de razões para comemorar. E estar cercada de Jujuba e Keila tornaram esse momento delicioso e, certamente, inesquecível" avisou ela, citando a filha, Giulia (10), e a irmã, a médica Keila Azevedo (38). O único lamento foi a ausência do marido, o ator Otaviano Costa (36). "Ele não pôde vir por causa da agenda de trabalho", explicou.
Amiga de Flávia desde o trabalho na novela global A Indomada, em 1997, Nívea Stelmann (36) enalteceu as qualidades da aniversariante. "Flavinha é uma mulher admirável, de personalidade íntegra, bom coração e alto-astral. É uma mãe incrível para Giulia e, certamente, será também para a bebezinha que está a caminho. Desejo que continue com essa alegria contagiante e consiga se realizar em todos os aspectos de sua vida, no profissional e no pessoal", enfatizou Nívea, endossada pelos casais Ingrid Guimarães (37) e René Machado (41), Heloísa Périssé (43) e Mauro Farias (53) e pelos promoters David Brazil (40) e Lázaro Medeiros (60).
Pela primeira vez na África do Sul, Betty confessou que festejar a nova idade em um continente diferente trouxe um gosto especial à data. "Logo pela manhã tive um presente inusitado. Ao sair para um safári despretensioso, me deparei com girafas lindas que caminharam elegantemente na minha frente. A paz deste lugar e a harmonia com os animais selvagens revitalizam", afirmou ela, ao lado de Camila Rodrigues (26), com o pai, Álvaro (52), da diretora de arte Pamela Hughes (28), do empresário Onofrio Laselva (53) e dos casais Marcelo Faustini (45) e Fernanda Machado (29) e Evy Kuhnen (30) e Ricardo Rique (52). "Fomos contemplados com um evento cheio de magia e calor humano", exaltou Faustini.
Após o jantar, quando os famosos pensavam que a noite havia acabado, as surpresas se prolongaram. De repente, o cenário acolhedor e pacífico se transformou em uma animada pista de dança. Em volta da fogueira, as funcionárias do Rattray's Francina Ndlovi (37), Thembi Lusibe (30), Sinbogile Ubisi (27) e Glory Mkhonto (33) iniciaram uma performance musical. Com vozes graves e potentes, cantaram nas línguas shangaan e zulu tradicionais músicas africanas. Enquanto isso, o garçom Bafana Jerry (38) e o técnico de manutenção Masingita Machavi (24) ensinaram os passos da dança makwaya aos convidados. "O jeito como Masingita movimenta o quadril é completamente surreal. Nem se eu treinasse muito conseguiria acompanhar, ter esse gingado. É impressionante, de tirar o chapéu e ficar pasma", divertiu-se a miss Brasil 2010, Débora Lyra (20).
Depois do ritmo dançante, Canções mais suaves, como a folclórica Shosholoza, que virou o maior hit da Copa do Mundo, emocionou o casal Juliana Alves e Guilherme Duarte. Com lágrimas nos olhos, a atriz explicou o motivo. "A ternura e a paixão com que elas cantam, tocam o nosso coração imensamente. São vozes divinas, realmente abençoadas por Deus. Você pode ver que vêm do fundo da alma", contou.
Com a filha, Yasmin (22), Luiza Brunet (47) agradeceu a oportunidade de estar na Embaixada. "Estava vindo em uma agenda tão corrida de trabalho, que havia esquecido como momentos simples e poderosos como esse são importantes. Na cidade grande, estamos enjaulados e muitas vezes não percebemos as delicadezas. Aqui, pude descobrir o Verdadeiro significado da liberdade. Se você vier de coração aberto e disponível para viver o que a experiência pode proporcionar, volta para casa uma pessoa melhor", refletiu Luiza. "Existem lugares no mundo que você não gosta e outros que morre de amor à primeira vista. Me apaixonei tanto pela África que quero voltar mais vezes", acrescentou Yasmin, em sua primeira viagem ao continente.