Na história dos confrontos entre Brasil e Holanda em Copas do Mundo, a Seleção verde e amarela leva uma ligeira vantagem
O retrospecto de Brasil e Holanda em partidas válidas pelos mundiais é bastante equilibrado. As três vezes que se enfrentaram em Copas do Mundo sempre fizeram excelentes e emocionantes jogos. E é isso que esperamos para esse duelo de quartas de final da Copa da África do Sul, na próxima sexta-feira, 2, às 11h, horário de Brasília.
O primeiro encontro aconteceu na Copa de 1974, realizada na Alemanha Ocidental, onde os holandeses, apelidados de laranja mecânica, venceram o confronto por 2 a 0, eliminando quaisquer chances de o Brasil chegar à final daquele ano.
O troco do Brasil veio 20 anos depois em partida disputadíssima pelas quartas de final do mundial dos Estados Unidos, em 1994.
Romário,
Bebeto e
Branco foram os autores dos gols brasileiros, em jogo que acabou com o placar de 3 a 2. Para quem se lembra,
Dunga era o volante da equipe comandada por
Carlos Alberto Parreira.
Quatro anos depois, na Copa da França, Brasil e Holanda voltaram a se enfrentar, e dessa vez, pelas semifinais do torneio. Depois de empatarem em 1 a 1, com gol de
Ronaldo Nazário do nosso lado, a disputa foi para os pênaltis e o Brasil levou a melhor, graças ao goleiro brasileiro
Taffarel, que defendeu duas cobranças e levou o Brasil à final. Novamente Dunga fazia parte deste grupo. Na final,
Zinedine Zidane estragou com a festa do penta, que acabou sendo conquistado em 2002.
Assim vemos que o confronto das equipes em mundiais é bastante disputado, com uma leve vantagem brasileira, que pode aumentar ainda mais na próxima sexta. Tomara! Força Brasil!