No penúltimo amistoso antes da Copa, o Brasil enfrentou um adversário modesto, porém em um campo longe das condições ideais para disputar um mundial da FIFA. O adversário era o Zimbábue, que jogava em casa e vinha disposto a mostrar serviço, mas não adiantou e o Brasil venceu com placar de 3 a 0.
Dunga entrou em campo com o time completo, com exceção do zagueiro
Juan, que se recupera de contusão e ainda busca a forma física ideal para jogar. No lugar dele, jogou o jovem
Thiago Silva. O jogo começou truncado e a bola mal rolava por causa do gramado, no entanto, os primeiros lances de perigo foram dos africanos, que chegaram a assustar o goleiro
Julio Cesar por duas vezes, e em uma delas, depois de um 'encontrão', fizeram o nosso arqueiro se contundir, dando lugar a
Gomes. Aos poucos o Brasil foi ganhando campo, até que aos 41 minutos do primeiro tempo, em uma bola parada,
Michel Bastos bateu forte na bola e abriu o marcador: Brasil um a zero. O segundo gol não demorou muito para sair, ainda na etapa inicial
Maicon lançou para
Robinho, que em velocidade só tirou do goleiro.
Na volta do intervalo o time brasileiro voltou com algumas substituições, e logo aos dez minutos,
Elano marcou o terceiro depois de uma boa troca de passes entre
Daniel Alves e
Júlio Batistas, que tinha acabado de entrar. Depois disso, foi só. O Brasil já com o time mesclado até chegou a se arriscar mais algumas vezes no ataque, mas os jogadores sentiram que o péssimo estado do gramado e o empenho exagerado da equipe de Zimbábue podiam custar algumas lesões e resolveram esfriar o jogo pensando no Mundial.
Autor do golaço de falta na partida, Michel Bastos mostrou confiança na chance de ocupar lugar no time titular.
"Consegui aproveitar a oportunidade de jogar e mostrar meu futebol", comentou o lateral esquerdo. Também passando otimismo, o atacante
Luis Fabiano, nossa esperança de gols na Copa, não se importou muito com o fato de não ter balançado as redes no amistoso.
"Na hora que precisar, com certeza vou aparecer. Estamos nos encontrando aos poucos. Estamos nos entrosando e nos movimentando", disse o centroavante, com discurso muito parecido com do Elano.
"Hoje foi o primeiro jogo nosso na África. Foi um teste. O conjunto é forte e é importante continuar trabalhando para chegar mais forte ainda na Copa".
Agora o Brasil faz seu último amistoso antes da Copa contra a Tanzânia, na próxima segunda-feira, dia 7, às 10h30, horário de Brasília.