por Adriana Prado e Natalia Castro
Com a buzina na mão e vestida a caráter, de maiô, casaco em estilo navy e óculos escuros,
Adriane Galisteu (34) deu a largada para a 9a Regata Ilha de CARAS - Revista Náutica. Pela segunda vez madrinha da competição, a apresentadora do
Charme, do SBT, levou seu alto-astral ao evento, que reuniu 124 barcos.
"Combino com a regata porque ela reúne duas coisas que permeiam minha vida: mar e esportes. O primeiro recarrega minha energia. No verão, fico bem mais feliz. E adoro todos os tipos de esportes. E, se for ligado ao mar, tenho ainda mais simpatia", contou ela, ao lado das imagens dos jogadores
Thierry Henry (30) e
Kaká (25), garotos- propaganda da Gillette, que assim como a Colgate, patrocinou a regata. No posto de madrinha, Adriane, além de iniciar a competição, ganhou da designer
Emar Batalha (36) um colar em ouro branco e diamantes com a estrela e a vela náutica, símbolos do evento.
"Adoro jóias, estou sempre enfeitada", festejou Adriane, diante do belo espetáculo dos barcos com velas içadas na Baía de Angra.
Entre profissionais e amantes do esporte, a competição reuniu 800 participantes. Todos empenhados no mesmo objetivo: percorrer de forma rápida e inteligente as 7 milhas náuticas, ou 13 km, entre a Ilha de CARAS e a Ilha de Itanhangá. "
Este ano, optamos por reduzir o número de barcos, o que tornou a regata mais organizada, sem perder a competitividade. Apesar das 220 inscrições, 92 barcos ficaram de fora", explica
Ernani Paciornik (52), diretor da revista Náutica.
Os barcos disputam em cinco classes: Cruzeiro, que engloba embarcações de passeio; APS, classe criada pelos velejadores de Angra que só competem no local; RGS, com barcos mais antigos, de 10 a 15 anos; ORC, formada por barcos de luxo, com camas e banheiros; e IMS, composta por veleiros de competição. Todos disputam a honra de ser Fita Azul, título dado à embarcação que cruza em primeiro, independentemente da categoria. "
O menor número de barcos aumentou a qualidade da prova. É superior à do ano passado. Os melhores veleiros do Brasil estão aqui hoje", avaliou
Pedro Paulo Petersen (52), árbitro da competição e vicepresidente da Federação de Vela.
E a disputa foi realmente emocionante. Na IMS, a prova só foi definida no fim. "
Os barcos da IMS são projetados para velocidade, são feitos com tecnologia de ponta. A disputa entre eles é acirrada", explicou Petersen. O Asa Alumínio, do industrial
Felício Bragante (55), saiu na frente e liderou boa parte da prova. Mas, aos poucos, foi ultrapassado pelo Oi Sorsa e pelo Neptunus Express - Mach3 Turbo Victory. Porém, ao optar pelo lado direito da raia, um buraco de vento (como os velejadores chamam os pontos onde não há nem brisa sobre o mar) atrapalhou o Oi Sorsa. Isso facilitou a aproximação do Neptunus, primeiro a contornar a bóia e abrir a vela balão - que capta o vento de popa, de trás, e o empurra para a frente -, que não só venceu na IMS, como acabou como o Fita Azul da regata. "
Estávamos dois minutos e meio atrás do Sorsa e conseguimos reverter. Foi emocionante", disse o timoneiro
André Mirsky (30), que completou a prova em 1h16m. O primeiro lugar do Neptunus foi festejado em terra por
André Felicíssimo (40) e
José Alberto Esteves (41), diretores associado e comercial da Procter & Gamble, com as mulheres,
Cláudia Trapnell (41) e
Mayka Leal (40);
César Suaqui (45), diretor geral do Martins Atacado; e
Celine Ramos (44),
Fernanda Lencastre (33) e
José Cirillo (34), diretor de marketing da Gillette, que patrocinou o vencedor.
Da Ilha de CARAS, celebridades como a atriz
Babi Xavier (33), com a mãe,
Graça (59), assistiam com entusiasmo à dança dos barcos.
"Lembrei muito da minha adolescência em Niterói, quando passeávamos de lancha pelas praias oceânicas", contou ela, extasiada com o espetáculo marítimo.
Guilherme Arruda (30), apresentador do
Band Esporte Clube, também se empolgou.
"Vela é uma das minhas paixões. Um dos meus sonhos, inclusive, é colocar a família em um barco e sair pelo mundo sem rumo", confidenciou ele, que torceu ao lado de
Nayla Micherif (29), diretora do Miss Brasil e vencedora do concurso e97, e dos executivos da Colgate- Palmolive no Brasil com as respectivas mulheres:
Ronildo Vaz (43), diretor de vendas, e
Tatiana (34);
Walter Faria (43), vice-presidente de vendas, e
Débora (41); e
Peter Dam (58), presidente da empresa, e
Cristina (50).
"O pessoal estava animado, foi lindo. A gente vive praticamente em um barco. Estamos sempre viajando e conhecendo lugares incríveis", disse Cristina. Já a empresária e designer de jóias
Kristhel Byancco (46), que se considera um talismã em eventos deste tipo, garante ter levado sorte à competição.
"Onde eu chego, se estiver chovendo, faz sol. O universo conspirou a favor da regata", filosofou ela com
Paula Passarelli (31), gerente de marketing da Colgate,
Luciana Gomes (35) - mulher de
Andre Bragantini (39), diretor de vendas da empresa -, e
Rosanea de La Bruna (38), mulher de
Sussumo Honda, presidente da ABRAS.
Com a máquina fotográfica, a atriz
Bárbara Borges (29), a Clarissa de Duas Caras, registrou toda disputa. "
Tenho respeito pelo mar. Prefiro ver o espetáculo de terra firme mesmo", disse ela, rindo do próprio medo. Já
Letícia Colin (18) contou que seu sonho de consumo é comprar um jet-ski. "
É tão bonito ver o mar repleto de velas. Parece que estou vendo um filme", disse ela.