Roupa de bebê: o que você precisa saber na hora de lavá-las

Muitos médicos aconselham que as roupas dos bebês sejam lavadas apenas com sabão de coco, mas muitas mães sentem falta de ter um perfume nas peças. Saiba o que fazer neste caso

CARAS Digital Publicado em 24/06/2015, às 12h52 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Comfort Cuidados - Divulgação

A grande preocupação dos médicos é quanto aos ingredientes (fragrâncias, corantes, possibilidade de deixar resíduos) que, em contato com a pele do bebê, podem causar algum tipo de irritação ou alergia. Para evitar esse problema, o importante é que os produtos utilizados sejam dermatologicamente testados, tenham endosso pediátrico e possuam fragrâncias suaves e delicadas. Veja aqui as principais dúvidas das mamães - quando o assunto é o cuidado com as roupinhas dos filhotes - respondidas por quem entende.

Afinal, pode usar amaciante nas roupas dos bebês?
Sim! Pois assim como a pele e o cabelo dos bebês, as roupas precisam de um cuidado especial. Durante o processo de lavagem, as fibras dos tecidos se desgastam naturalmente e ficam desordenadas (com aquele aspecto de ásperas/duras). O uso do amaciante deixa as fibras mais alinhadas e macias, suavizando o atrito com a pele dos bebês. O cuidado a ser tomado neste caso é utilizar produtos dermatologicamente testados, com comprovação hipoalergênica e, de preferência, com fragrância suave, como é o caso de Comfort Puro Cuidado.

Mães acreditam que os bebês se incomodam com cheiro dos amaciantes.
O mercado de amaciante tem a comunicação fortemente focada no perfume - principalmente na intensidade e na duração que ele deixa nas roupas, mas pensando em trazer uma sensação de suavidade, aconchego e bem-estar para os bebês, o perfume do Comfort Puro Cuidado foi desenvolvido com notas de fragrâncias suaves– reconhecido desta forma pela IFRA (Associação Internacional de Fragrâncias) – justamente para não causar esse incômodo.

Usar amaciante aumenta as chances do bebê ter alergias respiratórias e dermatológicas.
Comfort Puro Cuidado, cuja delicada fórmula não possui corante e nem perfume encapsulado, foi testado e aprovado por médicos, dermatologista e pediatra. O produto não apresenta potenciais de irritabilidade e sensibilização na pele, por isso, ele é recomendado para roupas de bebês e pessoas com peles sensíveis. Quatro tipos de testes dermatológicos, incluindo o hipoalergênico, foram realizados para comprovar a eficácia e segurança de Comfort Puro Cuidado. Estes testes realizados são os mesmos testes requeridos pela Anvisa para produtos cosméticos para bebês.

Como devemos lavar as roupas do bebê?
Não existe uma regra específica para lavar as roupas do bebê, e sim, recomendações. Para a lavagem de roupas (se tanque ou máquina), é importante que as instruções das etiquetas das roupas e a dosagem dos produtos sejam seguidas corretamente. Para os dois métodos, faça a lavagem só com roupas do bebê (como as trocas são muitas, é fácil encher a máquina) e use saquinhos de tecido (ou fronhas) para proteger as peças, pois algumas podem ser um pouco mais delicadas (gorros, luvas). Caso as roupas precisem ficar de molho devido a alguma mancha, aplique sabão líquido no local e depois esfregue ou coloque diretamente na máquina. A recomendação de Comfort é lavar as peças na máquina para garantir um enxágue mais eficiente.

Como tiro uma mancha da roupa do bebê?
Se a roupa do bebê tiver alguma mancha, faça aplicação direta do sabão líquido na mancha e, se achar necessário, esfregue com as mãos ou coloque direto na máquina seguindo a recomendação de dosagem do fabricante. Evite também deixar a sujeira secar. Assim que sujar, já coloque de molho, pois isso vai facilitar a remoção.

 

Bebê

Leia também

Médica explica que motivo da internação de Ravi é raro em bebês como ele

Viih Tube e Eliezer fazem festa com inspiração em O Pequeno Príncipe

Viih Tube chora ao chegar em casa com Ravi: ‘Um alívio tão grande’

Eliezer celebra alta hospitalar do filho: 'Deus deu pra gente a vitória'

Iza exibe nova foto com a filha e detalhe rouba a cena: ‘Cabeluda'

O que aconteceu com Ravi? Entenda o motivo da internação do bebê