Roberto Carlos revela a versão vovô no aniversário de 10 anos da neta, Laura: ‘Ligação muito forte’
A celebração dos 10 anos de Laura reuniu gerações da família de Roberto Carlos e reviveu memórias de Dudu Braga, que faleceu em 2021

Apesar de estar com uma intensa agenda de shows, Roberto Carlos (84) fez pausa na rotina para uma missão especial: participar da festa de 10 anos da neta Laura, filha de Dudu Braga (1968-2021) e Valeska (45), em São Paulo.
Acostumado a ser o centro das atenções, o Rei deixou o protagonismo do dia para a aniversariante. Tímida, mas com energia de sobra, afinal, ela se divertiu do começo ao fim, Laura foi correndo para a entrada do bufê assim que o vovô chegou! Ganhou beijo, um abraço, mas não perdeu tempo e voltou — também correndo — para as brincadeiras ao lado de seus amiguinhos. Mais cedo, eles já tinham se falado por telefone. É por telefone, aliás, que Laura, uma vez ou outra, treina seu espanhol com o Rei!
“Eles têm uma ligação muito forte e têm os papos deles, ela conta as coisas do cotidiano dela para o avô. E ele é um avô diferente, a gente não pode negar! Não é o avô tradicional, que vem almoçar no domingo, mas é muito presente. Essa presença masculina é muito importante para ela, porque somos só eu e a Lala. No Dia dos Pais, ela ligou para ele e disse:
‘Vovô, quero te dar feliz Dia dos Pais, porque você é como se fosse meu pai’. Mas é tudo com muita leveza”, conta a mãe, Valeska.
Cheia de personalidade, foi Laura quem escolheu o tema da festa: A Dama e o Vagabundo. “É meu filme favorito atualmente”, avisa ela, que parece ter herdado a veia artística do avô e do pai. Além de fazer aulas de flauta, recentemente, ela pediu para aprender a tocar bateria, instrumento que era a paixão de seu pai.
Ainda assim, ela avisa que vai ser veterinária quando crescer! “Eu vou ver o bichinho sofrer, mas tenho que pensar no lado bom, que é salvar eles”, reflete a pequena. Na 4ª série do ensino fundamental, sua matéria preferida é matemática. “E não gosto de português!”, diz ela, com sorriso sincero.
Com a mesma sinceridade, e longe dos ouvidos do vovô, ela avisa: “Eu não tenho um cantor favorito!” Ainda assim, tem na ponta da língua as canções do Rei e sua favorita é Nossa Senhora.
Leia também: Roberto Carlos prestigia o aniversário de 10 anos da neta Laura
Na hora do Parabéns, o primeiro pedaço, claro, foi para o cantor. “Vou engordar uns dois quilos com isso”, brincou ele, ao ganhar o doce. E detalhe, apesar de o bolo da festa ser de chocolate, Laura fez questão de pedir um bolo extra para a festa: abacaxi com coco, o sabor preferido do avô-astro.
Em rara aparição, Rafael Braga (60), filho que Roberto reconheceu em 1991, fez questão de dar parabéns para a sobrinha. “Esses encontros são importantes. A tendência, agora, é a gente estreitar o convívio. Esses dias eu estava com o pai e disse que a gente precisa levantar o astral, ter positividade e isso aqui ajuda muito, uma criança é vida! A gente tem retomado esse contato e, confesso, eu estou feliz”, disse ele, acompanhado dos filhos, a advogada Maria José (26) e o engenheiro civil João Paulo (28).
“É importante manter a família unida. Não é fácil, porque é um para lá, outro para cá. Antes, quando estava todo mundo por aí, já era difícil. São raras as fotos que eu tenho com todos juntos, com o Dudu, a Lulu e a Ana”, emenda ele, citando, além do saudoso Dudu, as irmãs Luciana (54), que é radicada em Londres, e Ana Paula (1964-2011).
Em relação ao pai, Rafael comenta que se preocupa com o ritmo intenso de trabalho do Rei. “Ele é mais velho, tem experiência e eu respeito, mas falei: ‘Como você aguenta? Ele me respondeu: ‘Eu faço porque eu gosto e eu preciso pagar as contas’. Se ele precisa pagar as contas, imagina eu!”, brinca Rafael.
“Brincadeiras à parte, acho que isso é um jeito que ele tem de lidar com as pancadas que tomou da vida. Ali, ele fica concentrado, sobe no palco, canta. Ele fala que se todos os problemas dele fossem dentro do palco, estava tudo beleza. O problema é o paralelo”, comenta ele, que evita ir ao camarim!
O motivo? As fãs! “Tem muita história engraçada! Uma vez fui ao show dele e três senhoras me agarraram e começaram a falar que eu precisava ir para o camarim. Depois disso, avisei ao meu pai para não ficar chateado, mas assisto ao
show e vou embora, senão elas agarram mesmo!”, se diverte ele.
Apesar de o dia ser de festa, Valeska não conteve a emoção ao falar de Dudu, que morreu aos 52 anos, após perder a batalha contra um câncer.
“Depois de quatro anos ainda não é fácil, é um dia de cada vez, mas ele deixou o melhor dele para mim, a Laura. Às vezes, ela fala umas coisas que parece ele falando, tanto que a chamo de Duduzinha. Ele está vivo em nossos corações, na nossa vida”, disse ela, sem deixar a memória de seu amado se apagar.
Para Laura, as lembranças do pai também seguem vivas e presentes em seu dia a dia, mas ainda assim, tem dias que ela se rende aos questionamentos. “Não tem como a gente florear sempre e, às vezes, ela pergunta por que só ela não tem pai na sala, ela chora. Ela pergunta se ele a abandonou e explico que não, que ele estava cansado e precisou ir embora, mesmo não querendo”, fala Valeska, que também precisou se reinventar para superar a perda e, hoje, está dando aulas de Direito.
“Eu era amada e me sentia, literalmente, uma princesa com o Dudu. É como se eu precisasse achar meu novo lugar no mundo. A mulher, infelizmente, ainda sofre muito preconceito simplesmente por não ter um marido ao seu lado. Quando a gente perde o marido, também perde amigos e eu não imaginava que isso pudesse acontecer”, desabafou ela, que ao lado de Laura tem escrito um novo capítulo de vida, cheia de alegrias e superações.
ACOMPANHE O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS FAMOSOS:
Ver esta publicação no Instagram


