maquiagem

Pó solto e pó compacto: quais são as diferenças e quando usar?

Conheça as particularidades do pó solto e do pó compacto, que variam entre iluminação, pigmentação, textura e acabamento

Camila Iannicelli Publicado em 24/07/2024, às 17h00

Conheça as particularidades do pó solto e do pó compacto, que variam entre iluminação, pigmentação, textura e acabamento - Reprodução/MercadoLivre

O pó facial tem como principais funções a matificação da pele e o prolongamento da durabilidade da maquiagem, ajudando a selar os demais produtos Ele é dividido em dois tipos: compacto e solto. À primeira vista, os dois são muito parecidos, porém, eles têm diferenças sutis, mas muito importantes. Se você está na dúvida e quer entender para o que serve cada um deles, chegou no lugar certo! Desvende as características com as dicas a seguir: 

Por ser mais denso, o pó compacto garante maior cobertura e pigmentação, sendo ideal para peles oleosas e para quem deseja um efeito matte. O pó solto, em contrapartida, é mais leve e adiciona menos textura à pele, garantindo a uniformização de cores. 

A principal diferença entre os dois produtos está no pigmento e na textura. O pó solto não apresenta cor, podendo ser utilizado sem preocupação. O compacto, por sua vez, é mais intenso e tem coloração, exigindo maior atenção no momento da maquiagem. 

Além disso, a textura fina do pó solto permite que ele se misture com os outros produtos e minimize os poros em evidência. É recomendado que a maquiagem seja selada com ele, pois não vai pesar a pele nem alterar a cor do que já foi aplicado. 

O pó solto também é reconhecido por seu poder de fixação e controle de oleosidade, mantendo a make intacta durante o dia. Já o modelo compacto é ideal para carregar na bolsa e fazer retoques, pois apresenta acabamento natural, iluminação sutil e previne o craquelamento, realçando os pontos altos do rosto e mantendo a aparência jovem. 

Por fim, vale destacar que o pó solto também é recomendado para o processo de baking, que consiste na concentração do item em uma determinada região por certo tempo. A partir disso, a pele vai absorvendo o produto, iluminando a área. Essa técnica é utilizada normalmente em jogos de luz e sombra, funcionando em fotografias e flash. 

A escolha entre os dois produtos depende dos objetivos de maquiagem e do acabamento desejado. Aqui estão algumas sugestões para te ajudar a optar pela melhor opção:

1. Pó compacto, Maybelline - https://mercadolivre.com/sec/2CYRbQ7

Com uma fórmula de longa duração, o pó compacto da Maybelline se adapta a todos os tipos de pele, proporcionando um acabamento uniforme que dura até 12 horas. 

Créditos/MercadoLivre

 

2. Pó solto, Pó Facial Playboy - https://mercadolivre.com/sec/1z7bkk6

O produto da Pó Facial Playboy garante um acabamento em matte e aveludado, cobrindo as imperfeições e unificando o tom da pele. 

Créditos/MercadoLivre

 

3. Pó compacto, Dailus - https://mercadolivre.com/sec/1J7As3k

O pó compacto da Dailus tem como principais características a alta cobertura e o acabamento natural, garantindo um rosto perfeito.

Créditos/MercadoLivre

 

4. Pó solto, Océane - https://mercadolivre.com/sec/2Hn24eL

Essencial para qualquer nécessaire, o pó solto da Océane deixa qualquer maquiagem impecável, seja para o dia ou noite. O produto garante durabilidade, retira a oleosidade da pele sem pesar e suaviza as linhas finas.

Créditos/MercadoLivre

 


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Pó compacto mercado livre pigmentação pó solto textura acabamento fixação

Leia também

Travesseiro, creme, vela aromática e mais: 11 itens para garantir uma boa noite de sono

Beauty Trends: confira as melhores ofertas em beleza no Mercado Livre

Máscaras faciais: 6 opções incríveis para potencializar o momento do skincare

Umidificador de ar: 8 opções para dias mais secos

Favoritos em beleza: 10 itens incríveis para garantir Mercado Livre

Coturno: o ícone versátil que conquistou a moda urbana