Anuário

Living Design: Símbolo dos Jogos Paralímpicos traduz ideais de superação

No último dia 26 de novembro, o mundo inteiro conheceu o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio2016™, que foi apresentado durante a inauguração da Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 08/12/2011, às 00h09 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Logo dos Jogos Paralímpico Rio 2016 - Divulgação

No último dia 26 de novembro, o mundo inteiro conheceu o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio2016™, que foi apresentado durante a inauguração da Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

A Tátil, agência que criou a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, foi convidada pelo Comitê Paralímpico International (IPC) para fazer também o símbolo dos Jogos Paralímpicos,o que garantiu a integração da identidade visual entre as duas competições.

Assim como a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, a dos Jogos Paralímpicos foi fruto de um processo colaborativo que reuniu uma grande equipe multidisciplinar dos escritórios do Rio e de São Paulo da agência.  O briefing foi criar uma marca que traduzisse os valores Paralímpicos, que convivesse de forma harmônica com a marca dos Jogos Olímpicos, que fosse também tridimensional e que, acima de tudo, garantisse a identificação por parte dos atletas e ainda tivesse a capacidade de atrair as pessoas para o mundo Paralímpico.

Para desenvolvê-la, a equipe da agência conversou com atletas, suas famílias e pessoas que trabalham diretamente com eles, e notaram que acima de tudo a energia que as pessoas falavam sobre suas trajetórias eram contagiantes e inspiradoras, mostrando a capacidade de superação. E foi aí que surgiram as primeiras inspirações.

A marca, que traduz essa energia infinita da superação, é multisensorial, com formas, som e texturas que permitem que qualquer pessoas possa experimentá-la. Com o formato que remete a um coração em tons avermelhados vibrantes, a marca revela as nuances da peça com curvas que lembram pistas de atletismo. O símbolo do infinito também é representado pelo pulsar que traduz a energia sem fim. 

“A marca está alinhada com os valores do movimento Paralímpico, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade. O objetivo foi criar uma marca que pudesse inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paralímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar. É um símbolo que traduz não o que nos diferencia, mas o que nos torna iguais, um coração que pulsa com energia infinita”, explica Fred Gelli, diretor da Tátil. 

A marca Paralímpica terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, representará visualmente o evento em produtos e campanhas e aparecerá nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos. Por isso, Fred explica que “a marca precisa ser entendida e até desejada por todas as pessoas. No entanto, o mais emocionante vai ser que os atletas se sintam representados por ela. Esta é a nossa maior expectativa”.

Na galeria de fotos da coluna você pode ver o símbolo dos Jogos Paralímpicos em detalhes. E para ficar sempre por dentro das novidades do design, não deixe de acessar meu blog, monicabarbosa.com.br. Te vejo por lá.
 

Decoração Monica Barbosa Coluna Living Design Jogos Paralímpicos

Leia também

Confira detalhes de decoração luxuosa do casamento de Monique Evans e Cacá Werneck

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores