No Salão do Móvel de Milão, madeira, aspecto industrial e tons de cinza tomam conta das cozinhas

O reinado do bege chega ao fim e as cozinhas ficam mais aconchegantes. As arquitetas Fernanda Marques, Jóia Bergamo e Denise Monteiro visitam a EuroCucina e comentam as tendências

CARAS DIGITAL Publicado em 11/04/2014, às 16h35 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

EuroCucina no Salão do Móvel de Milão - DIVULGAÇÃO

A cozinha deixou de ser coadjuvante e ganha cada vez mais importância nos projetos de decoração. Foi isso que as arquitetas Jóia Bergamo, Fernanda Marques e Denise Monteiro - profissionais do Programa de Relacionamento i/D - observaram na visita que fizeram à EuroCucina, na Feira de Milão. “Ela virou lugar de reunião da casa. A cozinha é o novo living”, afirma Denise Monteiro.

E a tendência de torná-la aconchegante é percebida não apenas na Europa. “Os clientes no Brasil já estão focados nisso, é um movimento coletivo”, acredita. Jóia Bergamo concorda: “percebi o prazer de compartilhar nas cozinhas que vi no Salone”. Nos materiais, Jóia aponta a madeira como protagonista. “Ela está muito em alta e aparece misturada com o plástico, o tecido e o metal. A madeira é a ‘grande artista’ da feira”, diz.

+ Armani, Hermès e Baccarat promovem festas no Salão do Móvel de Milão

+ Brasileiros conferem o melhor do design na Itália

Para a arquiteta Fernanda Marques, a madeira com aspecto rústico, aliada ao metal, e o jeito industrial predominaram. “Os projetos que vi trazem uma coisa bruta mesmo, com jeito de material reciclado e ar descolado”. Segundo ela, as propostas de cores para esse ambiente estão mais fechadas, com o cinza em primeiro plano e pequenas pinceladas de laranja e verde. “Por muitos anos, o bege reinou sozinho, mas os tons de cinza e fendi chegaram para renovar”, diz Fernanda.

+ Holandeses injetam humor no Salão do Móvel de Milão

+ Fã de Pelé, fundador da Dedon vem à Copa do Mundo

Na visão da arquiteta, o ideal é privilegiar os tons neutros e adicionar detalhes de cor.”Para os brasileiros, essa tendência é muito conveniente, já que não temos o costume de fazer casas muitos coloridas, pois temos muita luz natural em nosso país. Os europeus sentem mais necessidade de trazer a luz para dentro de casa e, por isso, acabam incluindo mais cores na decoração”, conclui.
 

Na galeria abaixo, você encontra algumas cozinhas do Salão do Móvel de Milão. Confira!

 

Decoração Jóia Bergamo cozinha Fernanda Marques decoração [18997] Salão do Móvel de Milão Salão do Móvel de Milão [31186] Jóia Bergamo [61681] Cozinha [23195] Fernanda Marques [20681]

Leia também

Confira detalhes de decoração luxuosa do casamento de Monique Evans e Cacá Werneck

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores