Conheça igrejas e templos religiosos criados por nomes como Oscar Niemeyer e Le Corbusier e que são ícones de design
Ao longo da história, algumas das maiores e mais inovadoras obras de arquitetura são templos religiosos. Das catedrais góticas da Idade Média (majestosas e gigantescas que buscavam se aproximar de Deus), passando pelos templos de influência modernista como os de Oscar Niemeyer e Le Corbusier, até as atuais mesquitas, que recebem prêmios de design, como a de Penzberg, na Alemanha.
Independentemente da crença e da época, as sociedades sempre ofereceram às suas divindades o que tinham de melhor - e esse ‘melhor’ pode significar, é claro, o que há de mais moderno. “Contemporaneamente, sem dúvida, há muitas inovações como, por exemplo, a Igreja de Notre Dame Du Haut, do arquiteto Le Corbusier, e a Catedral de Brasília e o Conjunto da Pampulha, de Oscar Niemeyer”, diz Warde Marx, professor de história da Arte.
É impossível calcular ao certo quantas igrejas e templos religiosos existem ao redor do mundo. Afinal, a diversidade de religiões e seitas ultrapassa fronteiras. “A função dos templos e sua arquitetura, ainda que seja uma clareira na mata, é a de demarcar um território e um tempo para que o homem encontre um momento de transcendência”, afirma Marx. Confira nossa galeria com alguns dos exemplos mais icônicos da arquitetura religiosa no mundo.
Da Redação
Confira detalhes de decoração luxuosa do casamento de Monique Evans e Cacá Werneck
Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie
Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal
Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"
Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"
Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores