Fontes de água relaxam e renovam a decoração

Paisagistas ensinam a usar fontes em ambientes internos e externos. Saiba como renovar a decoração da casa e até reduzir ruídos externos usando o poder relaxante da água

Redação Publicado em 04/03/2013, às 18h10 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Fontes de água são tranquilizantes e trazem harmonia à decoração - Shutterstock

O som da água é tranquilizante e aumenta a sensação de bem-estar. Para o Feng Shui, a água em movimento simboliza prosperidade. Por isso, investir nas fontes na decoração da sua casa pode trazer ainda mais harmonia e conforto ao ambiente. “As fontes melhoram a umidade relativa do ar e atraem ainda mais a presença das pessoas”, diz Benedito Abbud, paisagista.

Com variedade de cores, desenhos e formatos, as fontes devem ser escolhidas levando-se em conta o tamanho do ambiente e a preferência dos moradores. “Existem fontes de pedra sabão, bambu, cimento, vidro e muitas outras. O morador deve escolher a que mais combina com o restante da decoração”, afirma Sylvia Schleier, paisagista.

Como escolher?
Antes de optar pelo material, fique atento à proposta do projeto. “As fontes pequenas são mais fáceis de inserir na decoração, pois basta ligar na tomada e colocar água. Já as grandes exigem pontos de água e motor específico”, diz Teresa Simões, arquiteta e designer de interiores.

Ambientes internos
Para salas de estar ou quartos, planeje estrategicamente o local onde ela ficará. “As fontes verticais com a água caindo ou os modelos sobrepostos são ideais. Prefira colocá-las próximas à entrada da casa, para que o murmúrio da água minimize os ruídos exteriores”, diz Abbud.

Ambientes externos
Fontes de cimento trazem elegância, estilo e personalidade ao ambiente. “Elas proporcionam sofisticação ao local e são fáceis de cuidar”, afirma Sylvia.

24 horas em movimento
As fontes devem funcionar 24 horas por dia para não se tornarem foco de insetos. “O recomendado é que as fontes fiquem ligadas o tempo todo para que a água esteja sempre em movimento”, diz Sylvia.

Higienização
O ideal é que a água seja trocada, pelo menos, a cada dois meses. Para limpar, use uma flanela macia em toda a fonte. Leia o manual do fabricante antes de aplicar qualquer produto químico, caso contrário, você corre o risco de estragar a peça. “Tenha cuidado ao conservá-las, pois a sujeira pode danificar o motor”, afirma Teresa.

Para trazer ainda mais harmonia à decoração, os aquários também podem ser colocados próximos da fonte. “São ótimos para dividir ambientes e combinam com qualquer estilo, mas precisam de manutenção constante”, comenta Abbud. 

Da Redação
 

Decoração decoração [18997] Decoração - Objetos Decoração - Objetos [30667]

Leia também

Confira detalhes de decoração luxuosa do casamento de Monique Evans e Cacá Werneck

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores