Fabiana Karla vive fase de autoconhecimento: ‘Me prefiro hoje’
Atriz de sucesso, Fabiana Karla completa 50 anos e conta à Revista CARAS como foi se entregar a experiências contrastantes na Índia

Chegar aos 50 anos, para muitos, é um momento cercado de questionamentos e tabus. Para Fabiana Karla, porém, o marco é um convite à contemplação. A atriz, que recentemente chegou à nova idade, encara a maturidade com serenidade e alegria. “A mulher com 50 anos nos dias de hoje sabe, pelo menos, o que não quer. Me prefiro hoje, aos 50 anos, do que quando eu tinha 25“, afirma ela, aos risos.
Cercada por referências fortes dentro de casa, como sua avó, dona Zulmira (98), Fabiana aprendeu a enxergar o envelhecer como um privilégio. “Tenho uma família que envelhece de forma muito bonita. Minha avó é uma inspiração, uma mulher linda, agradável, lúcida. Com o passar dos anos, a gente carrega muita coisa, claro, mas também ganha tantas outras. Hoje, consigo lidar com a vida de uma forma boa. Cada fase traz seus desafios, mas também seus prazeres“, reflete.
Para celebrar a nova idade e buscar equilíbrio, a atriz embarcou em uma viagem transformadora à Índia —um destino que, segundo ela, chegou em boa hora. “Fui em busca de um novo ritmo para a vida, um tempo meu, de silêncio e reconexão. A Índia é um lugar de contrastes, de muita cor, som e espiritualidade. Eu precisava me entender, acalmar a mente e aprender a viver bem, sem me afetar tanto com o externo“, conta ela, que embarcou com um grupo de mulheres.
Leia também: Fabiana Karla comemora seus 50 anos
“Cada uma com sua força, sua potência, seu jeito de dizer as coisas. Foi lindo. Andamos pelas ruas, dividimos risadas e silêncios. Era um encontro com o outro e comigo mesma. Foi bonito me permitir sair da minha bolha, observar, aprender e me reconhecer um pouco em cada uma delas. Em certos momentos, parecia que eu estava entre família, tinha a leveza da amiga, o cuidado da tia, o acolhimento da irmã“, conta Fabiana.
A aventura teve apoio incondicional do namorado, o advogado Alexandre Sumid. “Antes mesmo de escolher o destino da minha viagem, eu conversei com ele. A ideia de ir junto com um grupo foi sugestão do Alexandre. Ele me apoia demais“, relata. Entre os sons das buzinas, os cheiros de especiarias e a beleza das construções antigas, a atriz entrega que se sentiu pequena diante da imensidão da vida.
“A Índia é intensa. É vaca, é tuk-tuk, é cachorro, é gente. Tudo ao mesmo tempo! Mas, no meio do caos, existe paz. Foi isso que me encantou. Vi beleza no simples, aprendi a desacelerar“, diz ela, fazendo do momento uma renovação, um tempo em que aprendeu a olhar para si com mais ternura. “É como se eu estivesse aproveitando a sobremesa da vida. Estou ocupando minha mente com gratidão, olhando para o que eu já vivi e dizendo: ‘Obrigada’. Meus olhos ainda contemplam, meus filhos caminham, e isso é o que me dá força. Estou viva, e isso basta“, afirma ela, mãe dedicada de Beatriz (27), Laura (26) e Samuel (24).
De volta ao Brasil, a artista trouxe uma bagagem repleta de novas ideias. “Tenho vivido um momento de muita criação, de abrir espaço para o novo e de me reconectar com aquilo que me move. A arte sempre foi meu lugar de cura e quero continuar usando o humor, a emoção e a palavra como pontes para tocar as pessoas“, diz ela.
Em breve, aliás, Fabiana estreia a comédia Missão 171 e ainda deve voltar às novelas em 2026. Após passar por uma significativa perda de peso e eliminar 15 quilos, ao olhar para si mesma, ela garante que não mudaria nada. “Sou a favor da ciência, mas eu tenho muita dificuldade com procedimentos estéticos. Meu limiar de dor é muito pequeno, e não gosto da sensação. Sou do tipo que prefere cuidar da pele, passar um creme, hidratar. O que me faz bem é reconhecer minhas expressões. Minha beleza está em ser de verdade“, afirma.
Com o mesmo entusiasmo com que viveu tantos papéis marcantes ao longo de seus 25 anos de carreira, a pernambucana também reflete sobre o futuro com gratidão. “Não acredito que já cheguei a algum lugar. Eu acredito que estou no caminho. Ainda tenho muita coisa para fazer, muita coisa para descobrir e para viver. Eu tenho vontade de escrever mais, de contar histórias que façam sentido para mim. Eu quero continuar sempre me desafiando, mas com leveza. Eu não quero ser injusta comigo mesma“, garante ela.
FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL:
Ver essa foto no Instagram






