Na cidade de Cajuru, no interior de São Paulo, a jovem atua no agro com o gado de corte e a produção leiteira, além da venda de verduras
Apesar da pouca idade, Rafaela Silva (24) impressiona pela determinação e força que só a maturidade trazem. “Nunca tive preguiça de nada”, afirma. Nascida no campo e criada diante das incertezas e das dificuldades do agronegócio, a jovem não viu outro destino para si a não ser seguir a tradição familiar.
“O agro sempre fez parte de minha vida. Gostava de acompanhar meu avô e meu pai na lida e, logo que cresci, tomei meu rumo”, entrega ela, que atua com produção leiteira, gado de corte e venda de verduras na cidade de Cajuru, no interior de São Paulo.
Somando milhares de seguidores nas redes sociais, Rafaela compartilha sua rotina e não esconde as dificuldades que enfrenta, mas encara cada obstáculo com coragem e determinação. “Sou pau para toda obra. Onde me mandarem, eu vou. Nós, mulheres, somos muito capazes de ir além”, afirma ela, que conta com o apoio de seus familiares e do noivo na rotina no sítio.
Para ela, campo não é apenas um lugar de trabalho, é sua casa, sua paixão e sua vida. “O agro transformou tudo. Hoje, vivo uma correria enorme, mas é a melhor coisa da minha vida”, garante a jovem pecuarista.
FOTO: PATRÍCIA SILVA