O cantor sertanejo Edson, da dupla com Hudson, e a jornalista e apresentadora Deia Cypri encontraram uma forma de unir a paixão por cavalos à rotina da família. Os dois criaram o Rancho Foi Deus, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, para abrigar os 11 cavalos que possuem.

O espaço fica a apenas 1,5 quilômetro da chácara onde o casal vive, o que permite que eles estejam próximos dos animais praticamente todos os dias. Em entrevista ao site CARAS Brasil, Deia Cypri contou os detalhes da criação do rancho, a paixão por cavalos, a origem do nome Rancho Foi Deus e muito mais.

A ideia de ter um rancho próprio surgiu depois que a quantidade de animais aumentou. Antes, Edson e Deia alugavam baias em haras de amigos, mas perceberam que precisavam de uma estrutura própria. “Na verdade, a ideia do rancho surgiu de uma necessidade, né? Essa história toda começa comigo mesma. Desde que eu era criança, a família tem haras. Meu pai sempre teve cavalo e mexeu com isso. Na cidade de São Roque, a gente tem o haras que sempre foi do meu pai, que hoje está desativado e estamos reativando. Eu sempre amei cavalo e tenho cavalo desde criança”, contou Deia Cypri.

Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação

Por que Edson e Deia criaram o Rancho Foi Deus?

De acordo com Deia, a criação da família começou com apenas um cavalo, mas aumentou rapidamente. Hoje, são 11 animais e, com isso, manter os cavalos em cocheiras alugadas deixou de ser uma opção. “Eu acabei passando ele [o primeiro cavalo] para uma outra baia de aluguel. O meu marido amou e já falou: vou pegar um cavalo para mim. Aí pegou um, daí a pouco, achou outro… Começamos com um e, no fim, hoje a gente tem 11 animais. Então, o Rancho surgiu dessa necessidade mesmo da gente pegar um espaço para nós, porque com muitos animais assim, não tem como ficar em cocheira de aluguel, né? Você tem que ter uma estrutura sua”, revelou.

Mesmo com as obras de reforma do rancho ainda em andamento, os cavalos já estão acomodados nas baias. O espaço, porém, não funciona como negócio aberto ao público. “Tem muita gente perguntando se é cocheira de aluguel, se tem aula de equitação… É um rancho particular nosso, da família, são só os nossos animais. A gente não tem intenção de comercializar animais, nada disso”, explicou.

A proximidade com a casa também é um dos diferenciais do local. “Para vocês imaginarem, eu moro a 1,5 quilômetro do rancho, dá para ir a pé. Nunca que a gente podia imaginar que ia achar uma estrutura tão perto de casa assim”, contou Deia.

Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação

A família de Deia tem uma história com cavalos

A paixão pelos animais de grande porte acompanha Deia desde a infância. O pai dela foi criador de cavalos da raça Manga Larga e chegou a ter um haras em São Roque. “Eu lembro na época passada que meu pai tinha 200 cavalos. Meu pai era criador mesmo da raça manga larga muitos anos atrás, quando eu era criança. Eu cresci nisso”, afirmou.

O antigo haras da família está desativado atualmente, mas Deia contou que eles estão trabalhando para reativá-lo. A ideia é que o espaço também possa ser ampliado no futuro. A paixão pelos cavalos ainda chegou à filha de Deia e Edson, Bella, que já tem sua própria égua.

Para a apresentadora, a relação com os animais vai muito além das cavalgadas. Ela destaca a conexão e a confiança entre o cavaleiro e o cavalo. “É uma relação de muita confiança do cavaleiro com o animal. É uma conexão incrível. Eu falo que o coração do cavalo bate no na mesma batida que o nosso. A conexão é incrível, é surreal. Os cavalos são inteligentíssimos e eu sou apaixonada, eu mimo mesmo. Eu levo cenoura, biscoito…”, disse.

Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação

Como Edson e Deia aproveitam o rancho?

O rancho também se tornou um espaço para a família passar tempo junta. Deia contou que eles costumam sair a cavalo durante a semana e aproveitar o fim do dia no local.

A gente curte o rancho durante o dia. A gente sai bastante a cavalo com os animais durante a semana, que é o tempo que o marido tem. Então, por volta das 4, 5 horas da tarde, a gente dá uma volta. O nosso tratador, quem cuida dos animais, já deixa tudo pronto e a gente vai dá nossa volta ali, curte, volta, faz um churrasquinho no rancho e vai para casa”, descreveu.

Segundo Deia, Edson também se envolveu cada vez mais com a rotina dos animais depois que o casal passou a ter o próprio rancho. “Apesar dele ser do sertanejo, isso tudo é muito novo para ele, porque ele nunca teve uma criação. Agora ele está apaixonado, ele vai até mais do que eu para o rancho”, afirmou.

A apresentadora também revelou que sempre quis proporcionar à filha a mesma experiência que teve durante a infância. “Eu queria muito que a Bella, minha filha, tivesse o mesmo que eu tive, que eu vivi. E graças a Deus, Deus vem cumprindo mais esse desejo do meu coração e do meu marido, sabe? De ter a gente ali no sítio, na roça, no agro mesmo, vivendo aquilo e com os animais. E eu estou muito feliz”, declarou.

Leia também: Edson, dupla de Hudson, reflete sobre momentos de lazer longe dos palcos: ‘Ficar em casa’

Por que o rancho se chama Foi Deus?

O nome escolhido para a propriedade também tem relação com a história da família. Edson e Deia são religiosos e decidiram batizar o espaço com o nome de uma das músicas da dupla sertaneja. “O nome Rancho Foi Deus tem um contexto único na nossa vida, na vida do meu marido, na nossa família. É uma música que que é letra composição dele, um dos maiores sucessos da dupla, que é Foi Deus”, explicou Deia.

Segundo ela, a expressão também está presente em outros negócios da família. “E assim, tudo que a gente tem de negócios nossos, de outros negócios, de história, tudo é ‘Foi Deus’. Porque a gente acredita que onde a gente coloca Deus e aonde tem essa intenção, tudo dá certo, está abençoado, está protegido, tudo prospera. O Rancho não poderia ter outro nome a não ser Foi Deus”, afirmou.

Além do rancho, o casal também possui negócios ligados ao agronegócio, incluindo uma empresa de insumos agrícolas, fertilizantes e outros produtos agrícolas. “É um estilo de vida que a gente vive, a gente respira isso. A gente tem outros negócios no agro também, de insumos agrícolas, de fertilizante, de produtos agrícolas”, contou.

Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo - Foto: Divulgação
Edson e Deia Cypri são donos do Rancho Foi Deus, no interior de São Paulo – Foto: Divulgação

Deia deu uma mula de presente para Edson

A paixão de Edson pelos animais também rendeu um presente especial. Durante a Festa do Peão de Barretos, Deia preparou uma surpresa para o marido, que estava fazendo aniversário e se apresentou na arena principal.

Ela presenteou o cantor com uma mula, que já está junto dos outros animais da família. “Eu organizei toda uma surpresa para ele, que foi aniversário dele e ele cantou na arena principal de Barretos. Eu entrei com o presente dele, paramos tudo lá. Ele foi homenageado no palco e eu dei uma mula de presente para ele que era o sonho dele”, contou.

Segundo Deia, o animal era um desejo antigo do marido. “Ele ficou muito feliz, ele ficou emocionado. Eu consegui fazer a surpresa. Não foi fácil fazer essa surpresa porque eu tive que movimentar muitas peças ali. A mula já está lá em casa, é mais um animal para fazer alegria do marido, para ele passear, para ele curtir. Foi lindo”, afirmou.

Leia também: Ciúmes e cumplicidade: como Edson e Deia mantém o casamento forte