A atriz Luiza Mariani, conhecida por suas atuações nas temporadas de 1998 e 1999 da novela Malhação, da Globo, transformou a sua experiência de enfrentamento ao câncer de mama em um espetáculo teatral. A ideia de criar o projeto surgiu após começar a escrever por orientação médica, ganhando um novo destino assim que a famosa compartilhou o diagnóstico publicamente na televisão.
Após falar abertamente sobre a doença durante uma participação no programa Sem Censura, a artista passou a receber inúmeras mensagens de mulheres que se identificaram com o seu relato. A repercussão motivou a famosa a levar a sua história aos palcos na peça O Que Meu Peito Carrega Sobre Mim, dirigida por Bia Lessa, que estreia nesta quinta-feira, 29, no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro.
Em entrevista concedida ao jornal Extra, a ex-Malhação explicou como o carinho do público transformou a sua escrita pessoal em arte. “Depois que fui ao Sem Censura, muitas mulheres começaram a me escrever. Talvez centenas. A partir desse momento, entendi que tinha uma coisa muito importante nas mãos, algo poderoso para falar para mais pessoas”, afirmou.
A artista revelou que o texto inicial agradou amigos próximos antes de virar espetáculo. “Em algum momento, quando terminei de escrever, foi um jorro. Achei o texto bem simpático e dividi com algumas pessoas em quem confio, que me disseram que ele tinha potência para virar outra coisa”, disse a atriz.
Mais lidas
Ver esse post no Instagram
Leia também:
- Saiba qual é o diagnóstico de Zé Felipe após injeção não amenizar as dores e Leonardo indicar remédio
- Aos 52 anos, Isabel Teixeira revela diagnóstico de síndrome genética: ‘Fiquei sem chão’
- Apresentador de TV superou câncer e é dono de refúgio de luxo com vista para natureza em SP
Transformações do corpo
Luiza Mariani relembrou as transformações corporais que vivenciou antes de passar pela mastectomia dupla. “Eu tinha um peito grande, do qual sentia muita vergonha, e fiz uma redução. Depois, veio um peito que some após a maternidade, então coloco próteses. Fui entendendo como tratei meu corpo dessa forma ao longo da vida, até chegar à mastectomia dupla, que é uma experiência muito radical, um assombro”, relatou.
A retirada completa dos seios alterou profundamente a forma como a artista encarava a sua própria imagem. “De repente, tiro esse peito com o qual passei a vida inteira negociando. E, curiosamente, ao longo do processo, fui entendendo que também estava me libertando dele. Hoje, o peito que posso ter é o que a vida me deu: a saúde. É um peito que traz liberdade”, refletiu.
Autoaceitação diante do espelho e relação com a nova história
A ex-Malhação desabafou sobre como aprendeu a se cobrar menos e a abraçar as marcas de sua trajetória pessoal. “Olho e digo: ‘É isso que eu sou’. Não tenho como escapar mais disso. Então, preciso fazer as pazes com esse corpo, com esse peito, com essa história”, desabafou a artista.
Apesar de vivenciar um momento de maior leveza e acolhimento, a atriz destacou que a busca por aceitação é um aprendizado contínuo na rotina. “Isso não significa que não exista negociação, porque estamos o tempo inteiro nos questionando. Mas acho que hoje isso acontece de um lugar muito mais doce e suave. É isso que temos que fazer com a gente e com os outros”, concluiu.
Ver esse post no Instagram
+Siga os canais da CARAS Brasil no Instagram e no Whatsapp para receber as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir no Instagram e Confira aqui o canal no Whatsapp!
Comentários
O que você achou dessa matéria?
Participe da conversa
Entre ou crie sua conta para deixar um comentário.