Falar sobre intimidade e sexualidade sempre desperta a curiosidade do público. Quando o assunto envolve grandes nomes da nossa cultura, a repercussão é certa. Em uma entrevista que marcou a internet, concedida à revista Veja, um dos maiores compositores do Brasil decidiu abrir o jogo sobre suas vivências afetivas. Ele confirmou que, no passado, já se relacionou com outros homens. O relato chama a atenção pela forma transparente com que o artista aborda o tema, mostrando que as descobertas fazem parte da trajetória de qualquer pessoa, sem a necessidade de amarras.
Durante a conversa com a publicação, o músico explicou como enxerga essa fase específica. Ele destacou que a proximidade com figuras do mesmo sexo aconteceu muito mais por questões de “delicadeza natural, educação, finura do trato”. Ele faz uma ressalva importante para explicar como lidava com a situação: a atração física direta nunca foi o motor dessas experiências. “Nunca tive tesão num homem, como se diz”, declarou à revista Veja. Ainda no bate-papo, ele defendeu o pensamento de que todos os seres humanos nascem bissexuais, pois somos o resultado genético da junção de um pai e de uma mãe, o que abre um mundo de possibilidades na hora de viver a sexualidade.
Mas quem é a mente por trás dessas reflexões tão sinceras? Se trata do antigo ministro da Cultura e pilar da Música Popular Brasileira: Gilberto Gil. Hoje, aos 84 anos, o baiano acumula uma carreira multipremiada e uma vida afetiva muito bem resolvida. Ele divide a vida com a empresária Flora Gil desde 1988. É justamente a segurança dessa união sólida de quase quatro décadas que permite ao veterano analisar as próprias escolhas com tranquilidade, transformando sua intimidade em um relato humano e acessível.

Casamento blindado e laços na música
Apesar de falar abertamente sobre as vivências anteriores, Gilberto Gil deixa claro que o casamento com Flora é a sua grande base. Ele afirmou à publicação que, embora ambos sejam pessoas mente aberta, a ideia de explorar o “sexo livre” nunca foi cogitada pelo casal.
Nas palavras do cantor, o convívio dos dois possui uma “enorme benignidade” e Flora funciona como o remédio ideal para superar os problemas.

A entrevista à revista Veja também serviu para esclarecer antigas fofocas sobre um suposto romance com o cantor Caetano Veloso. Gil tratou a questão com leveza, relatando que encarava essas especulações apenas como uma consequência natural da forte amizade, da convivência próxima e do encantamento mútuo entre eles.
Desafios no exterior
A conversa não fugiu de temas complexos de outras épocas. Ao lembrar o período em que viveu exilado em Londres, na década de 1970, o artista falou de forma direta sobre o contato com substâncias ilícitas.
Diferente de Caetano, que sempre evitou essas situações, Gilberto Gil contou que usou ácidos para tentar se adaptar à atmosfera londrina e explorar novos caminhos musicais. Contudo, fez questão de garantir que a cocaína nunca foi do seu agrado.
A força da família diante das provações
Saindo do passado e olhando para os desafios do presente, o artista enfrenta as mesmas dores que afligem qualquer pai. Um dos momentos mais sensíveis de sua vida recente é o apoio à filha, a também cantora Preta Gil, que realiza um tratamento contra um câncer no intestino.

Mesmo com toda a sabedoria acumulada, ele descreve a luta da filha como uma grande aflição. A estratégia do ícone da MPB tem sido reunir a família, manter contato constante com os médicos e buscar o equilíbrio da positividade espiritual para ajudar Preta a caminhar em direção à cura.
+Siga o canal da CARAS Brasil no Instagram e receba as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir!
Comentários
O que você achou dessa matéria?
Participe da conversa
Entre ou crie sua conta para deixar um comentário.