Fashion Tendências

Adele, Kristen Stewart e Emma Stone reforçam a tendência pele 'Branca de Neve'

Camila Carvas Publicado em 31/03/2013, às 20h47 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A cantora Adele e as atrizes Emma Stone e Kristen Stewart demonstram que não é preciso estar bronzeada para ser bonita - Foto-montagem

Queridinho das adolescentes — e de muitas mulheres adultas também —, o vampiro Edward Cullen, da saga Crepúsculo, é fofo, romântico, estiloso e bem, bem branquinho. Seu penteado, suas roupas e, por que não, sua cor, viraram moda. Agora, o seriado Once Upon a Time (Era Uma Vez, em tradução literal) e os filmes Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador colocam outra “branquela” sob os holofotes. As it-girls do momento, definitivamente, não têm a pele cor de bronze! Na vida real, atrizes como Lily Collins, Kristen Stewart e Ginnifer Goodwin, que interpretam as três versões de Branca de Neve atualmente nas telas, mostram que um toque de cor saudável é legal, mas o bronzeado não está na moda.

“Não dá para saber o que veio antes”, diz o dermatologista Beni Grinblat, do Hospital Israelita Albert Einstein. “Se foi a população que começou esse movimento ou se as pessoas estão imitando celebridades que já não são tão bronzeadas”, explica. Fato é que o ideal estético dos anos 1970 e 1980 está mudando.  A pele bronzeada da atriz americana Farrah Fawcett perdeu espaço para bonecas de porcelana como Emma Stone, Jessica Chastain, Georgia May Jagger, Adele, Lara Stone e Julianne Moore. “Bronzeado não é sinônimo de beleza”, pondera Grinblat. Ao que tudo indica, o meio-termo foi descoberto. Até porque o sol também é benéfico, ajudando a sintetizar vitaminas e promovendo prazer e relaxamento.

Ninguém precisa, portanto, cair no extremo da fobia ao sol. “Ele facilita a liberação de endorfinas e melhora o humor”, afirma Denise Steiner, dermatologista. “E ainda é responsável por ativar a vitamina D, que é quase um hormônio responsável pela manutenção da massa óssea”, acrescenta. Porém, a queimadura e o avermelhamento são nocivos e o bronzeamento também significa dano celular e aumenta a chance de câncer de pele. “A melanina isoladamente protege a pele como um filtro solar fator 4, aproximadamente”, diz Denise. “Mas quando há radiação a mais, as células agredidas pelos raios ultravioleta sofrem danos no DNA e produzem uma substância química que estimula o processo de formulação da melanina”, completa. Portanto, sempre que nos bronzeamos ou mudamos de cor, mesmo que não haja queimaduras, houve uma agressão.

Mas se hoje um rosto e um colo naturais são valorizados, a maioria das mulheres ainda não gosta muito de pernas brancas. “Elas querem esconder pequenas imperfeições, vazinhos e celulites”, comenta Ligia Kogos, dermatologista. No dia a dia, num ambiente urbano, Ligia recomenda usar um hidratante com filtro fator 15 no rosto e no colo e, para quem dirige muito, também nas mãos. “Andando na rua, mesmo que com uma saia curta, a incidência dos raios ultravioleta nas pernas não é tão ruim porque é vertical”, explica. Mas na praia, na piscina ou praticando atividades físicas ao ar livre, a dica é “um capricho maior” na hora de se proteger. Nesses casos, é importante passar filtro no corpo todo, reaplicá-lo e usar chapéu e óculos escuros.

Qualquer tipo de pele pode ficar queimado, manchado, enrugado e flácido por causa do sol. No entanto, as mais claras ficam mais envelhecidas e têm mais risco de apresentarem câncer. E apesar de mais resistentes, as peles morenas e negras também podem queimar. Hoje, existem filtros para todas as necessidades e gostos. Em gel, spray, creme, com toque seco, oil free, químico, físico, com cor, para quem pratica esporte, para homens. Algum deles há de ser o seu par perfeito. Afinal, o bom senso, a ciência e agora até a moda mostram que o melhor é não exagerar para nenhum dos lados. Nem tanto à sombra, nem tanto ao sol. A ideia é deixar a pele naturalmente linda e não lutar para tentar conseguir algo irreal que, além de ruim para saúde, está totalmente fora de moda.

Publicidade adele kristen stewart pele julianne moore Crepúsculo emma stone farrah fawcett jessica chastain Lily Collins Lara Stone Crepúsculo [11353] Kristen Stewart [21356] Adele [5981] Emma Stone [23237] Lara Stone [21199] Julianne Moore [14903] Lily Collins [60529] Jessica Chastain [61257] Georgia May Jagger Georgia May Jagger [20009] Dermatologia Dermatologia [16491] Pele [19948] Farrah Fawcett [20877] Ginnifer Goodwin Ginnifer Goodwin [33381]

Leia também

Já pensou em ganhar dinheiro jogando? É isso que promete o Mafagafo, jogo inovador no mercado

Thais Braz conta como iniciou os investimentos e aprendizado com a Conecta

Skincare perfeito: saiba como deixar a pele saudável e bonita

Conheça o carioca expert nas vendas on-line

Maternidade a duas: Alinexú e Alessandra dividem as belezas de uma família composta por duas mães

Revolução no mercado da harmonização facial