Brinde ao início da preparação da Temporada 2012 da Ilha

Os profissionais começam a pensar como vão explorar o tema, a gastronomia francesa, nos 18 espaços da Temporada 2012 da Ilha de CARAS

Redação Publicado em 14/11/2011, às 17h01 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Com criatividade e requinte, arquitetos e paisagistas contam como planejam enfrentar o desafio. - Cadu Pilloto/César Alves

Cadas Abranches - Living
Paula Neder - Toalpetes

A seleção de arquitetos, decoradores e paisagistas, que terá a missão de transformar a Ilha de CARAS 2012 inspirado em um sofisticado cardápio francês, já iniciu os trabalhos. Com trenas, réguas, iPhones e câmeras, eles começaram a traçar os projetos para os 18 ambientes. O decano Cadas Abranches (56), que participou de 16 edições do evento, repaginará o living a partir do Pastis, licor à base de anis. “Já provei a bebida em Nova York, Paris e Copenhague. Vou beber uma dose e deixar rolar a imaginação”, divertiu-se. Já Paula Neder (49) vai se inspirar no destilado Absinthe para reformar o banheiro da sauna. “Desejo surpreender quem estiver no local”, disse ela, pela sexta vez no grupo.

Fábio Bouillet - Píer Continente
Adriana Fonseca – Paisagismo

Em parceria com Rodrigo Jorge (38), o arquiteto Fábio Bouillet (36) já disseca receitas do Crêpe para decorar o píer do continente, local onde os vips são recebidos antes de seguir de barco rumo à Ilha. “É o cartão de boasvindas e também o de até logo. Tem que caprichar”, disse para sua assistente, Talita Carvalho (23). Já a paisagista Adriana Fonseca (48) vai pensar os jardins a partir do tema Bouillabaisse, a sopa de peixe. “Planejo fazer esculturas de ferro com elementos do prato. Também quero usar o vermelho, o azul e o branco da bandeira francesa para colorir o gramado”, adianta.

David Bastos - Gazebo
Claudia Brassaroto – Camarim

A arquiteta Claudia Brassaroto (45), em sua quinta participação na Ilha, está encantada com o espaço e o tema propostos: camarim e Soufflé. “Quero criar um ambiente fofinho e gostosinho, para a pessoa chegar e se jogar. E de onde saia linda e maravilhosa”, afirmou ela. O estreante David Bastos (55) também mostrou-se entusiasmado com a ideia de transformar o bambuzal a partir da Vichyssoise, tradicional sopa fria de alho-poró e batata dos franceses. “O bacana é que muitos shows ocorrem aqui. Vou fazer um caldeirão, um mix de tudo o que gosto. Acho que vai ficar bem legal”, garantiu ele.

Gorete Colaço - Deck Caramanchão
Geraldo Lamego – Restaurante

A arquiteta Gorete Golaço (42) quer surpreender em seu sétimo trabalho na Ilha. Ainda mais que o deck do caramanchão é um dos ambientes mais usados pelos convidados. “É onde quase tudo acontece. As pessoas chegam e são recebidas aqui. Quero usar cores que remetam à alegria e ao brinde”, disse ela, que vai explorar a borbulhante história do Champagne. Em sua estreia, o arquiteto Geraldo Lamego (69) conta que será desafiador decorar a varanda do restaurante baseado no Cognac. “O interessante é que nos pedem para criar algo que vai ser usado de verdade, não só para mostrar trabalho. Nunca fiz algo parecido”, celebrou ele.

Aparecida Barreto - Deck piscina e piscina

A proposta de trabalhar na piscina e no deck da piscina com elementos relacionados à França empolgou a arquiteta Aparecida Barreto (46). “Já fiz um evento em Niterói sobre a França no Brasil. É um tema bem familiar para mim. Conheço bastante o país, onde já fui algumas vezes e falo o idioma”, contou ela, em sua segunda incursão na Ilha. Agora, Aparecida deseja pesquisar a fundo a história do queijo Camembert. “A princípio, penso em um espaço com uma mesa bonita, como se fosse para receber amigos num almoço com queijos e vinhos, mais ou menos como na Riviera Francesa. Deve ser por aí, até porque amo cozinhar”, afirmou  ela, com entusiasmo ao lado dos assistentes Vera Cocchiarale (46) e Rafael Halabey (30).

Rosa May Sampaio - Bangalô 1
Laura e Cristina Bezamat- Bangalô 5

A arquiteta Rosa May Sampaio (61) achou uma delícia poder se inspirar no Vin Blanc para ornamentar o bangalô 1. “Nada como um vinho branco gelado para namorar, jogar conversa fora. Por isso, aqui deve ter conforto e aconchego”, disse ela, estreante no time. “E ainda temos o bônus de trabalhar diante desse mar maravilhoso”, acrescenta ela. As sócias e cunhadas Laura (51) e Cristina Bezamat (52) também já planejam como levar o sabor da Baguette para o bangalô 5. “O pão é um símbolo francês. Então, a decoração dessa suíte, em uma Ilha de Angra, tem que ser leve e vaporosa”, disse Cristina. “O verão é sempre vivo e colorido. Podemos fazer uma associação do frescor da Baguette com cores intensas da estação mais quente do ano”, emendou Laura.

Nardo Schor e Rogério Antunes - Deck
Luís Fernando Amorim - High end

O projeto inicial dos sócios Rogério Antunes (52) e Bernardo Schor (50), pela terceira vez na Ilha, é levar aconchego ao deck lateral e ao heliponto. “Esse espaço é relaxante e contemplativo. A ideia num primeiro momento é mergulhar nisso junto com a pesquisa sobre a origem e a receita do Croissant, nosso tema”, disse Rogério. Já Luís Fernando Amorim (37), diretor de Tecnologia da High End, responsável por todo o sistema de som e vídeo do local, promete mais inovações tecnológicas na temporada. “Colocaremos dois iPads fi xos, um no living e outro no caramanchão, de onde distribuiremos todo o som, com uma grande discografia”, contou ele, em sua 13ª participação.

Jóia Bergamo - Bangalô 2
Dani Parreira e Flávia Santoro - Bangalô 4

A estreante Jóia Bergamo (52) aprovou de cara o tema Vin Rosé, no bangalô 2, até porque estudou recentemente sobre o assunto. “Acabei de fazer um curso em São Paulo sobre a harmonização de vinhos e comidas de uma região da França. Foi uma coincidência impressionante ser sorteada com esse tema. Estou extasiada e muito feliz de fazer parte desse time da Ilha”, constatou ela. As sócias Flávia Santoro (33) e Dani Parreira (34), em sua quinta participação, contam que adoram ser desafiadas com as propostas inovadoras da Ilha. Dessa vez, elas terão que se inspirar no doce Éclair para o bangalô 4. “Já trabalhamos com temas como personalidade, país, mas será a primeira vez com algo comestível. Não tem como não gostar de falar sobre bomba de chocolate e de outros sabores. Vamos criar um ambiente bem gostoso”, brincou Dani.

Claudio Pedalino e Suzi - Deck do ofurô
Tatiana Lopes - Bangalô 3

O casal de paisagistas Claudio Pedalino (54) e Suzi Barreto (39) quer transformar o deck do ofurô em uma grande sala de estar para que os convidados possam relaxar contemplando o mar de Angra. “No trabalho de exteriores, vemos hoje que a estética é um meio para se chegar a um fim, ao conforto e à identificação com o ambiente. Queremos isso aqui”, contou Pedalino, que se baseará no Cassoulet, a feijoada dos franceses. Pela segunda vez na Ilha, assim como Suzi e Pedalino, Tatiana Lopes (35) também aprovou de imediato o seu tema, Vin Rouge, para o bangalô 3. “Tem tudo a ver comigo. Quando preciso criar rapidamente um projeto, fico em casa à noite, sozinha, bebendo uma taça de vinho para as ideias fluirem melhor. Geralmente, dá certo”, contou.

Roseli Müller - Deck da praia e praia
Mario Wrobel - Obras de estruturas

Em seu quinto ano no grupo, Roseli Müller (50) pensa em levar um pouco da cara dos balneários franceses para o deck da praia e a praia. “A ideia é algo confortável. E, de alguma maneira, buscar referência no biscoito, ainda não sei de que forma. Pode ser em almofadas, acessórios...”, contou ela, referindo-se ao seu tema, o biscoito Sablé. Para colocar em prática todos os projetos, o engenheiro Mario Wrobel (59) está a postos juntamente com a equipe da Tempore Engenharia. “Dá trabalho, mas é prazeroso. A Ilha tem um astral legal, os arquitetos montam com muita satisfação. É um trabalho sem estresse nas relações”, garante ele, com a experiência de quem atua há 16 anos coordenando os projetos do evento em Angra.

Ilha de Caras Rodrigo Jorge Cadas Abranches Paula Neder Fábio Bouillet

Leia também

Felipe Andreoli diverte ao comparar o filho com grande baterista canadense: ''Sem forçar a barra''

Pedro Carvalho esbanja sensualidade na Ilha de CARAS

A essência de Adriana Stell encanta Ilhabela

Decoração da Ilha de CARAS: Caramanchão

Cecília Dassi sobre o casamento: "Que seja o mais rápido possível"

Na Ilha de CARAS, Rachel Ripani fala da tranquilidade trazida pelo filho Theo