Entenda por que os gatos gostam de “amassar pãozinho”

Comportamento comum entre os felinos pode demonstrar relaxamento e afeto

Redação EdiCase Publicado em 26/02/2023, às 09h00

- Movimento de "amassar pãozinho" ajuda os gatos a demonstrarem afeto (Imagem: antibydni | Shutterstock)

Os gatos são animais fascinantes e, muitas vezes, nos surpreendem com suas atitudes peculiares. Um comportamento comum dos felinos é o de “amassar pãozinho”. Quando fazem esse movimento, utilizam as patas dianteiras para amassar superfícies macias, como cobertores, almofadas ou, até mesmo, as pernas dos tutores. 

Por que os gatos fazem isso?

A verdade é que não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Existem algumas teorias que tentam explicar o comportamento de amassar pãozinho, mas nenhuma delas é comprovada cientificamente. Contudo, é uma atitude totalmente normal e positiva. Isso porque pode ser uma forma de o pet demonstrar afeto ou conforto, bem como aliviar o estresse e a ansiedade, já que o movimento repetitivo ajuda a relaxar. 

Ato de amassar a barriga da mãe para estimular a produção de leite pode estar relacionado ao movimento de “amassar pãozinho” (Imagem: Nils Jacobi | Shutterstock)

Primeiros dias de vida  

Uma das teorias mais populares é que o ato de amassar pãozinho remete aos primeiros dias de vida do gato, quando ele amassava a barriga da mãe visando estimular a produção de leite. Quando mais velho, ao fazer esse movimento, ele pode se sentir confortável e seguro, como se estivesse novamente ao lado da mãe. 

Marcação de território  

Também se acredita que o gato amassa pãozinho a fim de marcar território. As “almofadas” das patas dos felinos possuem glândulas odoríferas que liberam um cheiro característico. Ao afofar objetos ou pessoas, ele pode estar deixando sua marca e reivindicando aquele espaço como seu. 

Apenas mais um mistério 

Por fim, há também a teoria de que o ato de amassar pãozinho é apenas um reflexo inconsciente do gato, um hábito que ele adquiriu ao longo do tempo sem uma explicação clara. Trata-se de apenas um dos muitos mistérios que envolvem os felinos, mas que tornam sua presença em nossas vidas ainda mais especial. 

gatos pets animais de estimação edicase

Leia também

75 anos de Tony Ramos: como estão os filhos do ator, frutos de longo casamento?

Esposa de Roberto Justus comenta estado de saúde do marido: “Perdeu quase todo o cabelo”

Defensora dos animais, Rita Lee criticou novela da Globo nos anos 2000; entenda

Melody comprou mansão com piscina em condomínio de luxo em SP; veja

Casa mais cara de Londres foi colocada à venda por príncipe saudita; conheça o mini palácio

Quem é Karinah? Pagodeira comprou famosa mansão de Xuxa no Rio de Janeiro