Mix de estilos multiplica elogios a Jóia Bergamo

Harmonia do étnico, contemporâneo e primitivo na casa criada para top mostra de Decoração

Redação Publicado em 19/07/2011, às 14h51 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Mineira radicada em São Paulo, a consagrada arquiteta apresenta o sofisticado living de sua Casa Primal, um dos grandes sucessos da Casa Cor edição 2011. - Caio Guimarães

Em 28 anos de bem-sucedida carreira, a arquiteta Jóia Bergamo (52) deu forma a incontáveis lares e empreendimentos empresariais. Encontrar soluções que otimizem os espaços, incluam as novidades tecnológicas e respeitem o meio ambiente é tarefa árdua, mas que ela, às vezes, conclui de forma inusitada. “Gosto muito de trabalhar à noite. A inspiração surge até quando estou dormindo, chego a pular da cama e penso: ‘Achei a solução!’ Andando de bicicleta também; coloco um som, pedalo e as ideias aparecem”, conta ela, mãe de Giancarlo (34), Priscilla (32) e Cibelle Bergamo (30 ).

Ao apresentar a Casa Primal, o seu projeto na Casa Cor 2011, ao presidente da mostra, Angelo Derenze (48), ao casal Bia (45) e João Doria Jr. (53), presidente do Conselho da Casa Cor, com a filha, Carolina (9), e Anette (52) e Marcel Rivkind (58), com a herdeira, Giselle, Jóia revelou-se tão satisfeita com o resultado final que já nem lembrava das noites mal dormidas. “Este ano, completo 10 anos de Casa Cor e este projeto foi um verdadeiro presente. Fiquei muito feliz”, comenta a expert, que também assinou o Lounge CARAS nas duas edições mais recentes do São Paulo Fashion Week e, de novo, impressionou a todos com o seu estilo único, um mix de requinte, modernidade, vanguarda, apreço ao clássico e ousadia.

– Como foi criar uma casa inteira para a mostra?

– Esta é uma casa grande, vale lembrar. São 900m2 de área total, com 160m2 de área construída. A inspiração veio assim que recebi o convite. Fiquei praticamente dez dias hibernando, desenhando e criando. Feito isso, pedi a execução dos móveis às empresas que são minhas grandes parceiras. A casa saiu em 45 dias!

– Em quais estilos você se baseou?

– Ousei um bocado! Misturei o étnico, o contemporâneo e o primitivo. Se temos de sonhar, que o sonho seja grande, não é? Usei o contemporâneo porque é a minha marca, o étnico, porque gosto de fibras e de texturas e o primitivo porque queria incorporar outros elementos à obra.

– Tecnologia e sustentabilidade foram temas abordados na mostra. Como você os utilizou?

– O projeto tem um sistema de automação via iPhones e iPads que controla a iluminação, as persianas, o áudio, o piso aquecido... É uma coisa simples e que não é tão cara. Procurei também usar soluções sustentáveis, como o piso de madeira do deck, onde instalei a jacuzzi, e os detalhes em papel reciclado no closet.

– O que você destacaria nos ambientes da Casa Primal?

– No living, a lareira que é feita de aço corten, um material bruto, mais parece uma obra de arte. É como se eu tivesse colocado a mão na pedra da montanha e rasgado as entranhas da terra. No quarto, adoro a persiana de tecido ecológico e os comandos automizados. No banheiro, gosto muito da ‘brincadeira’ que fizemos com o piso, com pedras de seixo branco misturado a porcelanato. Alguns dos materiais utilizados na nossa cozinha foram lançados em Milão pouco antes da mostra e me surpeendi em poder usá-los aqui também. Isso é a verdadeira globalização! Hoje, temos acesso a qualquer coisa no mundo todo a qualquer hora.

– Você criou os mais recentes Lounges CARAS, no SPFW, e é fã de moda. Vê relação entre os mundos fashion e o do décor?

– Amo moda. Mas que mulher não ama? (risos) Para mim, moda e decoração seguem um caminho único. Cores, texturas, materiais... Tudo é meio ‘casado.’ O que acontece na moda, você vê também na decoração.

Veja o vídeo na TV CARAS:
 

Arquivo Angelo Derenze Bia Doria Jóia Bergamo Marcel Rivkind

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"