Mire-se nos Reis Magos e dê um presente simbólico para o seu amor

Redação Publicado em 20/12/2011, às 13h40 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

. -

O Natal é uma festa cheia de simbolismos e seria muito bom se os casais, independentemente de suas religiões, tentassem levar a sério, na vida em comum, algumas das mensagens embutidas nas histórias e tradições repetidas nessa ocasião. Um bom exemplo é o da visita dos Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Melchior.

Conta-se que logo após o nascimento de Jesus, três reis foram visitá-lo. Com o propósito de venerá-lo, fizeram uma longa e penosa viagem pelo deserto, seguindo a estrela que lhes indicaria o local onde o Cristo havia nascido. Consigo, levaram presentes: ouro, representando a realeza, incenso, simbolizando a divindade, e mirra (resina com poderes antissépticos e curativos), cujo significado está ligado à imortalidade. As prendas indicavam que o recém-nascido deveria ser venerado e respeitado como o representante do amor incondicional, da cura de todos os males e da fé no entendimento entre os povos.

Para levá-los, caminharam pelo deserto com base apenas em seus conhecimentos de Astronomia. Não se importaram com os perigos ou com o sacrifício que a empreitada exigiria, e não tiveram medo. Acreditavam que a pessoa que estavam prestes a encontrar valia todo o esforço e risco.

A tradição de trocar presentes no Natal tem origem nessa visita dos Reis Magos, mas perderam-se no tempo a beleza e o significado do gesto. Focalizemos só o pequeno mundo da relação. Você se entregaria dessa forma para levar ao seu amor um símbolo do seu sentimento? E como escolheria esse símbolo? Com exceção do ouro, os presentes dos Reis Magos pouco diziam a respeito de sua riqueza, status ou poder. Não presentearam Jesus para causar impacto ou engrandecer a si próprios. Ao contrário, os presentes tinham a ver com o homenageado, com as qualidades que eles acreditavam que Jesus possuía, além de ter o propósito de revelar o que sentiam pelo Menino.

Hoje todos escolhem presentes bonitos, práticos ou valiosos, mas que carecem de simbolismo. São objetos que têm mais a ver com o nosso desejo de causar boa impressão, revelar nosso bom gosto. Mas presentear com simbolismo é importante, particularmente quando se trata da pessoa a quem amamos. Por isso, vale a pena fazer um exercício e imaginar como você presentearia seu amado ou amada se quisesse lhe dar algo que simbolizasse as qualidades que vê nele ou nela, algo que espelhasse seus sentimentos. Para isso, talvez você nem precisasse gastar muito dinheiro, mas teria de investir muito tempo e cuidado, de modo que a escolha ou o  preparo do presente pudessem representar a importância que ele ou ela tem para você.

Você teria de usar a sensibilidade para captar a essência daquele ou daquela que é o objeto de seu amor. Teria  de pensar em algo tão íntimo e particular que revelasse toda sua atenção e carinho para com ele ou ela. Teria de pensar em algo que tivesse um significado profundo compartilhado por vocês dois, de modo a simbolizar cumplicidade e parceria. Algo que revelasse também a crença que você tem nas virtudes e no amor que ele ou  ela tem por você. Se você ama e quer mostrar seu amor com um presente, não terá medo de errar nem medirá o sacrifício de tentar. Como os Reis Magos.
 

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"