Leon Cakoff, criador da Mostra de SP, morre aos 63 anos

Leon Cakoff, crítico de cinema e idealizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, lutava contra um câncer no tecido epitelial. Ele será velado na capital paulista

Redação Publicado em 14/10/2011, às 14h21 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Leon Cakoff - Julian Marques/AgNews

Leon Cakoff, um dos grandes nomes do cinema nacional, faleceu nesta sexta-feira, 14, por volta das 13 horas no Hospital São José, em São Paulo. Ele atuava como crítico de cinema e é o fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terá início a partir do dia 21 deste mês. Cakoff tinha 63 anos e lutava contra um câncer no tecido epitelial, conhecido como melanoma; estava internado já há duas semanas na clínica.

O corpo de Leon será velado, a partir das 17 horas desta sexta até às 12 horas do sábado, 15, no Musei da Imagem e do Som, na capital paulista, e será cremado no Memorial Parque Paulista.

Na tarde desta sexta-feira, a ministra da Cultura Ana de Hollanda (62) enviou uma nota de pesar em memória de Cakoff.  “Estou chocada, é uma perda irreparável. Em toda minha vida e formação, ele foi nome de referência. Acompanhei as suas mostras, ele orientava para o que havia de mais importante no cinema do mundo todo”, afirmou a ministra Ana.

Arquivo leon cakoff

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"