Em Londres, súditos saúdam soberana Elizabeth II da Inglaterra pelos 60 anos de reinado
Por quatro dias, a Grã-Bretanha e o mundo voltaram seus olhos para Londres e exclamaram: God Save The Queen! Ícone maior da família real mais famosa do mundo, a rainha Elizabeth II (86) celebrou seu Jubileu de Diamante — leia-se 60 anos de reinado — com uma festa sem precedentes, que mobilizou todo o clã, celebridades, líderes políticos e a população em geral. No domingo, dia 3, as ruas de Londres foram tingidas com as cores da bandeira inglesa, ostentada com orgulho pelos britânicos em manifestações emocionadas de amor e carinho à sua soberana. Vale lembrar que, desde 1997, a monarquia não desfrutava tamanho apoio da opinião pública. De acordo com pesquisa do jornal The Guardian, para 69% dos entrevistados a Inglaterra seria pior sem a monarquia.
Nas ruas, mais de um milhão de súditos encararam o clima desfavorável para ver de perto o mais suntuoso desfile fluvial já realizado no país em 350 anos, o ponto alto das celebrações. A bordo do navio Spirit of Chartwell — decorado em vermelho, dourado e púrpura ao estilo dos séculos XVII e XVIII — a rainha liderou uma frota de mais de 1000 barcos de todos os tipos em um desfile de 11km pelo leito do rio Tâmisa. Durante o trajeto de duas horas, Elizabeth permaneceu incansável na proa da embarcação. Ignorando a garoa, a rainha exibiu sua graça natural, acenou, sorriu e cumprimentou o público ansioso para vê-la de perto. A monarca estava com o marido, o príncipe Philip (90), o filho Charles (63), herdeiro do trono, com sua amada, Camilla (65), e os netos Harry (27) e William (29), com sua eleita, Kate Middleton (30), duquesa de Cambridge. O look escolhido pela rainha para o desfile, um conjunto de vestido e casaco em tons de prata e branco com bordados, foi desenhado ainda em 2011 pela estilista Angela Kelly e costurado pela equipe do Palácio de Buckingham. As cores foram determinadas para contrastar com os tons usados na decoração do barco. O visual de Kate também chamou atenção, mas não foi pela discrição. Ousada na medida certa, a duquesa desfilou graciosa em vestido vermelho do saudoso estilista britânico Alexander McQueen (1969-2010).
No dia anterior, as comemorações oficiais já haviam começado com a presença da monarca no elegante derby de Epsom, no sul da Inglaterra. Acompanhada por Philip e o filho Edward (48), a rainha saudou seu cavalo, Carlton House, entregou prêmios aos campeões do dia e distribuiu simpatia. As celebrações em torno dos 60 anos de reinado de Elizabeth continuariam na noite de segunda-feira, dia 4, quando astros da música como Elton John (65), Kylie Minogue (44) e Stevie Wonder (62) se apresentariam em palco montado em frente ao Palácio de Buckingham. O encerramento oficial das comemorações aconteceriam na terça, com a celebração de missa na catedral de St. Paul seguida por desfile de carruagem até o Palácio. A nota dissonante ficou por conta da internação de Philip, no domingo, por causa de uma infecção na bexiga.
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"