Pedro Javier Vivero Valdez ficou marcado na memória de uma geração por interpretar Cirilo na primeira versão de Carrossel, produzida pela Televisa no México em 1989. Décadas depois do sucesso da novela infantil, o ex-ator mirim seguiu um caminho distante dos holofotes e passou a trabalhar na área de comunicação.

Aos 45 anos, Pedro vive longe da televisão e mantém uma relação diferente com o universo que o tornou conhecido ainda na infância. Depois de abandonar a atuação na adolescência, ele estudou Ciências da Comunicação na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e posteriormente trabalhou no Centro de Capacitação Cinematográfica, instituição ligada à formação profissional na área audiovisual.

O que aconteceu com o primeiro Cirilo de Carrossel?

Após o fim de Carrossel, Pedro Javier ainda voltou a interpretar Cirilo em uma participação especial na novela La Pícara Soñadora. No entanto, decidiu deixar a carreira artística durante a adolescência e direcionar seus conhecimentos para a comunicação.

A mudança não significou um afastamento completo do universo audiovisual. Em 2015, por exemplo, ele foi citado como integrante da subdireção acadêmica do Centro de Capacitação Cinematográfica.

O ex-ator também continuou sendo lembrado pelo personagem que interpretou quando criança. Em entrevista concedida em 2014, Pedro contou que ainda era reconhecido ocasionalmente nas ruas e que guardava boas lembranças da novela.

Diagnóstico de esquizofrenia veio aos 23 anos

A vida adulta de Pedro também foi marcada pelo diagnóstico de esquizofrenia, recebido quando ele tinha 23 anos. O transtorno é considerado uma condição mental de longo prazo e pode envolver sintomas como delírios, alucinações, alterações na percepção da realidade e desorganização do pensamento.

De acordo com relatos feitos pelo próprio ex-ator em entrevistas, uma das crises psicóticas que enfrentou teve consequências graves. Durante o episódio, ele acreditava estar sendo perseguido e acabou ferindo a própria mão com um serrote, chegando a decepar um dedo.

Foi uma situação muito forte e dolorosa. Foi uma sensação de delírio mental fortíssimo. Há dez anos tive um delírio, me sentia ameaçado. De repente, no processo de quebra psíquica, em absoluta falta de consciência. Foi o maior drama da minha vida”, relatou Pedro em entrevista reproduzida por veículos de imprensa.

O episódio veio a público em 2014, quando Pedro tinha 33 anos. Na ocasião, ele falou abertamente sobre o diagnóstico e sobre os efeitos que uma crise poderia provocar em sua percepção da realidade.

Pedro Javier Vivero Valdez - Foto: Reprodução / Instagram
Pedro Javier Vivero Valdez – Foto: Reprodução / Instagram

Esquizofrenia não tem cura, mas tem tratamento

A esquizofrenia é uma condição que não possui cura conhecida, mas pode ser tratada. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o acompanhamento pode envolver medicamentos, psicoterapia e terapia ocupacional, com o objetivo de controlar os sintomas e melhorar o funcionamento no cotidiano.

A Organização Mundial da Saúde também destaca que existem diferentes formas eficazes de cuidado para pessoas com esquizofrenia, incluindo medicamentos, intervenções psicossociais e reabilitação. A entidade ressalta ainda que pelo menos uma em cada três pessoas com esquizofrenia pode alcançar recuperação completa.

No Brasil, o Ministério da Saúde mantém um Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas específico para a esquizofrenia, com orientações para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

O sucesso de Carrossel

A versão mexicana de Carrossel foi produzida pela Televisa e exibida originalmente entre 1989 e 1990. A trama acompanhava a rotina dos alunos de uma escola primária e tinha como uma de suas principais personagens a professora Helena, vivida por Gabriela Rivero.

Cirilo era um dos personagens centrais da história. O menino pobre e bondoso era apaixonado por Maria Joaquina, garota de uma família rica interpretada por Ludwika Paleta. A relação entre os dois também permitia que a novela abordasse diferenças sociais e situações de preconceito.

No Brasil, a produção chegou pelo SBT na década de 1990 e se tornou parte da memória afetiva de uma geração. Anos depois, a emissora produziu uma versão brasileira da novela, exibida a partir de 2012.

Apesar de ter deixado a atuação ainda jovem, Pedro Javier Vivero Valdez continua ligado à lembrança de uma das produções infantis mais conhecidas da televisão mexicana. Mais de três décadas depois de interpretar Cirilo, sua trajetória tomou outros rumos, marcada pela formação em comunicação, pelo trabalho nos bastidores do audiovisual e pela convivência com o diagnóstico de esquizofrenia.

Pedro Javier Vivero Valdez - Foto: Reprodução / Instagram
Pedro Javier Vivero Valdez – Foto: Reprodução / Instagram