A ex-atriz da Globo Lucélia Santos, conhecida por seus papéis em Escrava Isaura e Sinhá Moça, touxe um desabafo em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 29. A famosa lamentou o falecimento do jornalista Eduardo Meirelles (30), autor de sua biografia Lucélia Santos: Coragem para Lutar, que faleceu de forma precoce nesta madrugada.

A veterana do cinema desabafou sobre seu luto através de uma nota de falecimento em suas redes sociais. Apesar da dor do momento delicado, ela não revelou a causa da morte do profissional.

Meu querido, amado amigo Duda, Eduardo Meirelles. Quanta vida! Quanta paixão você sempre teve em tudo que fez e criou por aqui. Não consigo acreditar. Voa, Duda, com os anjos e a paz. Te amo eternamente. Estaremos juntos eternamente“, escreveu Lucélia Santos na legenda.

Confira a homenagem

Quem foi Eduardo Meirelles?

Ao longo de sua carreira, Eduardo atuou em veículos de comunicação focados em cobertura política e em assessorias institucionais na capital federal, como o portal Poder360 e o Senado Federal. Seu trabalho mais marcante, no entanto, nasceu da união entre o ativismo social e o universo das artes.

O grande divisor de águas na carreira do jornalista foi a publicação do livro Lucélia Santos: Coragem para Lutar, obra lançada pela Editora Telha. O projeto começou ainda durante a sua graduação na UnB e se consolidou após um intenso trabalho de convivência e pesquisa ao lado da própria atriz.

Em vez de focar apenas no sucesso internacional de novelas como A Escrava Isaura, o livro se dedica a mostrar a faceta de Lucélia como ativista ambiental e defensora dos direitos humanos.

A aproximação entre o biógrafo e a atriz ocorreu em meio a causas socioambientais em defesa dos povos originários e da Amazônia. A obra escrita por Eduardo se tornou uma referência por registrar depoimentos de grandes personalidades da cultura e da política brasileira.

Leia também: Antes de morrer, ator se preparava para interpretar Chico Mendes em projeto com Lucélia Santos