Conclave: Vaticano comete erro e anuncia novo papa por engano
Uma publicação no perfil oficial do Vaticano no X, o antigo Twitter, anunciou por engano que havia saído fumaça branca da Capela Sistina

Uma publicação no perfil oficial do Vaticano no X, o antigo Twitter, anunciou por engano que havia saído fumaça branca da Capela Sistina em meio a votação para a escolha do novo papa, na manhã desta quinta-feira, 8. A postagem foi apagada pouco depois, já que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo líder da Igreja Católica.
Até o momento, os 133 cardeais que representam 71 países seguem reunidos na missão de eleger o 267º Papa. Isolados na Capela Sistina, eles estão sem acesso à internet, aos jornais, TV e não podem receber informações externas. Quando não estão em reunião, eles ficam hospedados na Casa de Santha Martha, que também fica trancada.
Vale lembrar que um dos pontos mais conhecidos do conclave é a fumaça na Capela Sistina. Enquanto um papa não é eleito, a equipe solta uma fumaça preta pela chaminé. Até que a fumaça fica branca, que representa que um novo papa foi escolhido.

Conclave: Como é a escolha do novo Papa?
No primeiro dia do conclave, acontece uma missa solene Pro Eligiendo Pontifice na Basílica de São Pedro. Os cardeais vão em procissão até a Capela Sistina e fazem o juramento de segredo em forma de proteção ao processo tradicional.
Quando os cardeais já estiverem isolados dentro da capela, um condutor lê as qualidades que a igreja busca no novo papa e quais serão seus desafios. A votação é feita por meio de papel, no qual os cardeais escrevem o nome de seu candidato e aqueles que possuem mais de 80 anos não podem votar.
Ao término da votação, os votos são colocados em uma espécie de cordão e são queimados com substâncias químicas. É esta queima que dá origem fumaça que o público vê na chaminé. De acordo com a votação, a fumaça sai preta, quando não há um novo papa, e branca, quando a eleição é finalizada.
Leia também: Cardeal brasileiro já foi eleito para ser Papa, mas recusou. Saiba mais!
Ver esta publicação no Instagram