Conhecido pela elegância com que comandava o meio-campo, Andrea Pirlo encontrou longe dos estádios uma atividade que combina com a imagem sofisticada construída durante a carreira. Campeão mundial pela Itália, em 2006, o ex-jogador transformou a paixão pelos vinhos em um empreendimento próprio, responsável por produzir milhares de garrafas por ano em uma pequena região vinícola do norte do país.

Vinícola de Andrea Pirlo nasceu perto das raízes da família

Batizada de Pratum Coller, a vinícola foi fundada em 2007, quando Pirlo ainda estava em plena atividade no futebol. O ex-jogador adquiriu, com o pai e a cunhada, uma antiga propriedade rural com casarão na região de Flero, pequena localidade nos arredores de Brescia.

A escolha do local tinha uma ligação familiar. Pirlo frequentava os vinhedos desde criança e acompanhava o pai durante as colheitas.

A Pratum Coller não surgiu apenas como uma marca que usaria o nome de um jogador famoso. Pirlo passou a acompanhar etapas da produção e reuniu uma equipe especializada.

Propriedade produz até 30 mil garrafas por ano

Os vinhedos ocupam um pouco mais de seis hectares. A produção anual é estimada entre 25 mil e 30 mil garrafas, um volume limitado quando comparado ao das grandes indústrias e que ajuda a preservar a proposta mais exclusiva do empreendimento.

O catálogo reúne tintos, brancos, rosés e espumantes. Entre os principais rótulos estão o Nitor, vinho branco produzido com uvas Turbiana, o rosé Eos e os tintos Redeo e Arduo. A empresa também trabalha com métodos orgânicos e adota uma filosofia voltada à preservação do solo e dos vinhedos.

O Arduo aparece entre os rótulos mais sofisticados da propriedade. Trata-se de um vinho tinto criado a partir de uma combinação de uvas cultivadas na região e submetido a um processo de amadurecimento que inclui passagem por barris de carvalho. O produto já foi citado em seleções internacionais de vinhos ligados a celebridades.

Pirlo guarda segredo sobre seu vinho preferido

Em entrevista à revista americana GQ, Pirlo foi questionado sobre qual vinho escolheria caso pudesse beber apenas um pelo resto da vida. O ex-jogador apontou um rótulo de sua própria produção, mas evitou explicar exatamente o que o tornava especial.

Ao ser pressionado sobre as características da garrafa, respondeu que não pretendia revelar os segredos da Pratum Coller.

+Siga o canal da CARAS Brasil no Instagram e receba as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir!