Atualidades / Saiba tudo!

Aos 34 anos, jornalista abraça recomeço transformador após ressignificar a dor do luto

Após a dolorosa perda, a apresentadora anuncia uma nova transformação e está à espera de um recomeço; saiba os detalhes

Foto: Globo

A perda gestacional tardia é um luto silencioso que impõe uma reconfiguração profunda e dolorosa na vida familiar. Enfrentar a ausência de um bebê desejado e a quebra abrupta de expectativas exige tempo, apoio e uma resiliência diária para tentar reorganizar a rotina e os sentimentos diante do colo vazio.

Em desabafos recentes, a dificuldade de planejar o futuro e o peso que dias simbólicos carregam evidenciam que o processo de cura não segue uma linha reta. A revelação de que não existe um “recomeço” mágico, mas sim a necessidade de viver “uma hora de cada vez”, joga luz sobre uma dor que muitas vezes é invisibilizada pela sociedade.

A protagonista dessa jornada de dor e transformação é a jornalista e apresentadora Tati Machado, de 34 anos. Ao lado de seu marido, o cineasta Bruno Monteiro, ela enfrentou a perda de seu primeiro filho, Rael, durante o 8º mês de gestação (33ª semana). O bebê nasceu sem vida no dia 13 de maio de 2025, às 8h45 da manhã, após a ausência de batimentos cardíacos ser constatada no hospital. Pouco mais de um ano após o doloroso episódio, a comunicadora anunciou que está grávida novamente, vivenciando um novo capítulo de esperança e superação ao lado da família.

Anúncio da nova gravidez

Nesta semana, Tati Machado utilizou suas redes sociais para compartilhar a feliz novidade com o público. Em um vídeo publicado no Instagram, a apresentadora aparece sorrindo ao lado do marido, Bruno Monteiro, enquanto segura um par de sapatinhos de bebê. A postagem, embalada pela música “Deus de Obras Completas”, da cantora gospel Kemilly Santos, trouxe uma legenda tocante: “O amor encontrou mais um jeito de florescer”.

Leia também: Tati Machado abre o coração após anunciar que está grávida: ‘Eu não podia…’

A revelação foi recebida com grande entusiasmo e uma onda de mensagens de carinho por parte de amigos, fãs e celebridades. Nos comentários da publicação, a influenciadora Rafa Kalimann celebrou o momento escrevendo “Como Deus é bom!”, enquanto a atriz Larissa Manoela deixou seus votos de que esta nova fase seja inteiramente cercada de proteção e muita felicidade.

O luto compartilhado

Em março deste ano, a apresentadora utilizou o seu perfil no Instagram para desabafar com os seguidores sobre o desafio de encarar a realidade do luto na rotina diária. Ela explicou que os domingos são dias particularmente difíceis, pois trazem a lembrança do que não pôde ser vivido.

  • A sensação de organizar a próxima semana sem ter o Rael por aqui traz a sensação de falta“, confessou a jornalista na rede social.

  • Para ela, dividir a dor na internet é uma forma realista e terapêutica de colocar os sentimentos para fora e reorganizar a mente.

Tati Machado - Foto: Reprodução / Instagram
Tati Machado – Foto: Reprodução / Instagram

Sem respostas, mas com muito amor

A primeira vez que o casal decidiu falar abertamente sobre a perda na televisão foi em uma entrevista exclusiva ao programa Fantástico (TV Globo), exibida em julho de 2025. Em seu apartamento no Rio de Janeiro, eles detalharam o momento em que a felicidade do anúncio ao vivo no Mais Você deu lugar à tristeza, quando Tati parou de sentir os movimentos do filho após o Dia das Mães.

Apesar de exames genéticos e autópsias não terem apontado nenhuma causa médica que explicasse a morte de Rael, o nascimento foi descrito pelo casal com muito afeto.

“O parto do Rael foi um parto lindo. Com toda a tristeza que existia ali, foi lindo”, revelou Tati ao Fantástico.

Na mesma entrevista, a jornalista destacou a importância da Lei do Luto Materno (sancionada em maio de 2025), que garante apoio psicológico aos pais e o direito de registrar a certidão com o nome escolhido para a criança. Para buscar cura e conexão, a apresentadora também realizou uma viagem à Amazônia ao lado da cantora Lexa, que passou por uma perda semelhante.

Dia das Mães no Saia Justa

O processo de retomada profissional de Tati Machado vem acontecendo de forma gradual, com retornos a programas como o de Ana Maria Braga e a Dança dos Famosos. No entanto, um de seus depoimentos mais fortes ocorreu no programa Saia Justa, do canal GNT.

Ao falar sobre o Dia das Mães, a jornalista reafirmou com emoção a sua identidade materna para as colegas de elenco Eliana, Bela Gil, Erika Januza e Juliette: “Eu sou mãe, né, gente? (…) Eu passaria por tudo de novo, porque (…) é muito bom ser mãe”.

A força da apresentadora também foi celebrada pela convidada Rafa Kalimann. Durante a atração do GNT, a influenciadora revelou que, mesmo vivendo o luto, Tati foi uma de suas maiores redes de apoio durante a sua gestação de Zuza. Provando que a essência alegre da jornalista de 34 anos permanece intacta, Tati Machado concluiu de forma tocante: “A minha tristeza nunca me impediu de celebrar a felicidade do outro”.

+Siga o canal da CARAS Brasil no Instagram e receba as principais notícias dos famosos em tempo real: Clique aqui para seguir!

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por CARAS (@carasbrasil)

GABRIELA CUNHA é jornalista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em entretenimento, atua na cobertura editorial de televisão, celebridades e comportamento, com foco em notícias e análises