by Adriana Fonseca
Ao descobrir que na França é comum as famílias se reunirem em ocasiões especiais para degustar o Bouillabaisse, uma sopa à base de peixes, vegetais e ervas aromáticas, a paisagista Adriana Fonseca (48) logo pensou em transformar os jardins da Ilha em um espaço de encontros. Assim, criou uma espécie de pátio francês ao lado da varanda do restaurante, com pedriscos brancos, mesa e cadeira em estilo provençal, e todos os ingredientes do prato originário da charmosa cidade de Marselha, na costa do Mediterrâneo. Temperos como louro, orégano, alecrim, erva doce, laranjinha e até limão foram plantados ou colocados em vasos. Já os peixes aparecem em três esculturas de ferro. “Fiz uma brincadeira de trazer essa sopa para o meio do jardim. Em cima da mesa, também coloquei travessas com cebola e alho poro e pimentões”, contou a profissional.
Em outro ambiente logo na entrada da Ilha, Adriana traduziu a Bouillabaisse a partir de uma fonte em forma de concha com peixes da espécie platis. Ela decorou ainda o espaço com duas cadeiras de ferro envelhecido, mesa de madeira de demolição e vasos em barro e esmaltados de azul, com jasmins e lavandas, remetendo a um jardim da região de Provence, no sudeste da França. Em um terceiro jardim, a passagem do caramanchão para o restaurante, que é coberto com plantas naturais, ela expressou o tema através de cortinas de voal vermelhas. “Quis fazer um link com as travessas de peixes da mesma cor e o glamour de CARAS”, explicou ela.
Com nove participações na Ilha, Adriana conta que a tendência no paisagismo é a valorização dos elementos naturais. “As pessoas estão querendo em suas casas hortas orgânicas e árvores frutíferas. Elas não desejam mais viver só confinadas em apartamentos, aproveitam ao máximo qualquer espaço verde, mesmo na área urbana, para apreciar um jardim. Então, venho usando bastante cores, flores, aromas. Em um vasinho, você pode plantar uma erva, um tempero, basta ter uma área com sol. Isso é muito saudável”, ensinou.
Com 24 anos no ramo, a profissional garante ainda que preservar é fundamental em sua área de atuação. “Eu aproveito tudo, não jogo nada fora. Sei fazer um jardim maravilhoso com bastante dinheiro, mas também sei fazer um muito lindo com pouca grana. É quando se usa a verdadeira criatividade, o improviso. É só ter boa vontade, bom gosto e disposição para conseguir atingir o objetivo do cliente”, estabeleceu ela.
Felipe Andreoli diverte ao comparar o filho com grande baterista canadense: ''Sem forçar a barra''
Pedro Carvalho esbanja sensualidade na Ilha de CARAS
A essência de Adriana Stell encanta Ilhabela
Decoração da Ilha de CARAS: Caramanchão
Cecília Dassi sobre o casamento: "Que seja o mais rápido possível"
Na Ilha de CARAS, Rachel Ripani fala da tranquilidade trazida pelo filho Theo