Living Design: O décor retrô do Estúdio Gloria

A Vila Madalena, um dos bairros mais descolados de São Paulo, esconde um canto que é roteiro obrigatório para os amantes de móveis retrô. Em uma loja aconchegante fica o Estúdio Gloria com uma infinidade de peças vintage restauradas

Redação Publicado em 26/01/2012, às 19h20 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

O décor retrô do Estúdio Gloria - Divulgação

A Vila Madalena, um dos bairros mais descolados de São Paulo, esconde um canto que é roteiro obrigatório para os amantes de móveis retrô. Em uma loja aconchegante fica o Estúdio Gloria com uma infinidade de peças vintage restauradas.

Estive lá e bati um papo gostoso com a idealizadora do lugar, a fashion designer e designer de interiores Karina Arruda. Ela me contou que o grande diferencial do seu trabalho é a restauração das peças por inteiro, respeitando a identidade de cada uma para que possam ser usadas novamente.

Karina disse que a ideia do negócio veio por acaso. Ela já era formada em moda quando surgiu a oportunidade de trabalhar com produção de cenários em um estúdio fotográfico. Desde aquela época, Karina já era apaixonada por móveis antigos e sempre arrumava um jeito de incluir uma peça vintage em suas produções. O gosto pela área foi aumentando e ela se tornou uma especialista muito requisitada por produtores de cinema e TV e até por grandes grifes para compor vitrines.

Ao mesmo tempo, ela já começava sua coleção de móveis restaurados dos anos 50, 60 e 70 em sua casa, que chegou a ter 300 peças no acervo. Para se desfazer de algumas delas, Karina organizou um bazar temporário que em dois meses liquidou todos os móveis. “Como eu vi que tinha público interessado naquilo e eu gostava de garimpar peças antigas e dar um toque meu nelas, sem mudar o design original, decidi fazer daquilo a minha profissão”.

Assim nasceu o Estúdio Gloria, onde Karina restaura as peças dando um visual mais contemporâneo a cada uma com tecidos que traz de suas viagens internacionais seguindo a cartela de cores da moda.
Segundo ela, as pessoas não se importam mais em ter este tipo de mobília na decoração porque querem aquilo que tenha um valor emocional. “A sua casa tem que ser bonita para você. O mundo está mais livre e não damos mais importância para as ditaduras”.

E o público que vai atrás de tudo isso é gente jovem e descolada, como publicitários e cineastas. Mas, segundo a designer, também é comum ver senhorinhas que se encantam com as peças. “Elas passam aqui em frente e ficam emocionadas ao ver os mesmos móveis que elas usavam quando se casaram. E isso é uma das coisas que mais me gratifica com a loja, ver a emoção no rosto das pessoas”.

Para quem não é de São Paulo e ficou interessado em comprar estas relíquias, o Estúdio Gloria tem um blog onde o catálogo de produtos é atualizado todos os dias.

Entre na galeria de imagens para conhecer o décor retrô do Estúdio Gloria. Outras dicas de decoração você pode encontrar em meu blog monicabarbosa.com.br, onde posto novidades diariamente. Até lá!

 

Decoração Arquitetura decoração [18997] arquitetura [20976]

Leia também

Confira detalhes de decoração luxuosa do casamento de Monique Evans e Cacá Werneck

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores