Cores e mosaicos inspirados no Marrocos dão ar contemporâneo a este antigo apartamento que ocupa um edifício inteiro em Manhattan
Como um oásis em meio aos arranha-céus de Manhattan, o apartamento de 700 m2 que ocupa os seis andares de um edifício townhouse no bairro de Murray Hill, no coração de Nova York, transporta as cores, o clima e os mosaicos do Marrocos para sua decoração.
"Nesta casa confortável e luxuosamente moderna, o mobiliário em tons de marrom, azul e dourado faz referência à estética marroquina", afirma Eric A.
Gartner, da SPG Architects, escritório responsável pelo projeto. A inspiração no país do Norte da África veio de um pedido do proprietário - um homem solteiro da área financeira do setor industrial de Nova York - que aprecia a cultura árabe. No apartamento, a evidência mais marcante dessa influência é a tela de mosaicos que acompanha a escada.
"O tradicional estilo marroquino foi reinterpretado nessa tela de metal cortada a laser com acabamento de bronze", diz Gartner.
A iluminação no local é feita por um tubo de néon, da loja Patrick Nash Design, de Nova York, que fica escondido na longarina da escada.
"Cria um brilho que fica paralelo aos degraus", diz Gartner. Detalhes árabes também estão nas portas de madeira das salas, na lareira da sala de bilhar e no armário da cozinha.
A estrutura da lareira da sala de bilhar é original da casa, mas o acabamento foi totalmente projetado para transformá-la numa peça de arte. O mosaico de mármore foi desenhado pelos decoradores e executado pela Urban Archaeology, em Nova York. Já o armário da cozinha recebeu um leve desenho sobre o painel de vidro preto translúcido, para dar textura ao mobiliário.
Todo o espaço do edifício foi renovado. No total são 15 cômodos: uma sala de jantar, uma cozinha externa, um mídia room, uma sala de bilhar, uma sala de estudo, um sunroom, três suítes com banheira, três quartos simples, uma cobertura com sala de estar e mais dois terraços.
No living, já é possível notar o tipo de mobiliário que predomina neste apartamento contemporâneo. Os sofás "Moore" de linhas retas são da Minotti. Já as poltronas "May" foram desenhadas por Christophe Delcourt. A mesinha de madeira entre as poltronas é original do Marrocos e foi adquirida na loja Arabesques,
em Miami. Um detalhe no ambiente que faz toda a diferença é o banquinho Eames Stool, cuja estética lembra uma peça de xadrez. A lareira, de mármore "Burma Teak", reforça a ideia de aconchego. Outro item que também vai nessa direção é o carpete de fios de seda de origem indiana. A mesa de centro foi desenhada pelos decoradores e executada pela Hudson Furniture. Mas é outro móvel, diante dela, que
desvia o olhar: o banco Havanna. Desenhado por Paul Mathieu, ele é feito de nogueira e dispõe de um discreto estofado de camurça cor de ferrugem. Sem encosto, o banco foi colocado estrategicamente em direção ao corredor para permitir, além de um assento adicional para a sala de estar, o
"fluxo de visão através do espaço", lembra Gartner.
Logo ao lado do living, um amplo painel de madeira serve de "pano de fundo" para a sala de jantar. O painel tem vários propósitos. Um deles é oferecer ponto focal para o grande espaço com pé-direito duplo; outro é definir a área de jantar.
"O painel de madeira continua até o outro lado do elevador e conduz o olhar a partir da entrada para a sala de estar, oferecendo um contraste visual para a escada". No corredor, o painel é móvel, e se abre para revelar o mídia room. Mas devido à sua configuração, quando está fechado, não se nota a existência de outra sala ali, já que ela fica oculta.
Se o tom mais claro de azul foi escolhido para o living, o marinho predomina na sala de jantar. A mesa de jantar conta com um sólido topo de nogueira e uma base de bronze fundido polido e foi fabricada sob encomenda. As lâmpadas no assoalho (da Boyd Lighting, de Nova York) marcam o caminho pela casa. "A casa toda tem um design personalizado, incluindo a iluminação. O piso e as luzes do teto fornecem um caminho claro a partir da entrada na sala, enquanto realçam a cor e textura da madeira dos painéis da parede", diz Gartner. Destacando-se entre as luminárias da casa, o lustre da sala de bilhar rouba a cena no ambiente. Personalizada, a peça foi projetada pelos arquitetos que usaram como base o padrão
de luminárias individuais pendentes da Niche Modern Lighting, com sede em Beacon (NY). Bem mais discreta, a iluminação do banheiro da suíte master traz uma sensação de homogeneidade ao ambiente dando ênfase ao espelho, com luminárias integradas da Boyd Lighting.
"O banheiro é moderno e eficiente, embora seja também glamouroso e aconchegante", define Gartner. A madeira predominante é o ipê.
A pia e a bancada são feitas em "branco gelo" como uma peça única. A torneira é da série Hansgrohe Axor "Starck X". O piso e as paredes receberam acabamento de gesso veneziano. Enquanto o banheiro combina o branco com o ipê, a cozinha equilibra o preto com a nogueira nos armários, e com o ipê, na bancada. As torneiras, nas pias de inox, são da Gessi. Um dos pontos altos do apartamento fica do
lado de fora.
"Como é raro um espaço ao ar livre em Nova York, todos têm um carinho especial
pelos terraços", diz Gartner. A cobertura permite que se compartilhe a vida "interior e exterior" do apartamento. Uma das salas se abre completamente para o terraço. A chaise, a mesa de jantar e as cadeiras são da Kettal. E a vista, magnífica, que inclui o famoso edifício Chrysler, parece ser a única concorrente à altura para a decoração deste projeto, que leva a Nova York o melhor do design marroquino. | SPG ARCHITECTS 1 212 366 5500 (SPGARCHITECTS.COM)