Autor de 'Lado a Lado', João Ximenes Braga diz que Zé Maria irá terminar a novela firme em seu cargo na tecelagem e em harmonia com Isabel
Na reta final de Lado a Lado, o autor João Ximenes Braga (42), que escreve a novela em parceria com Claudia Lage, antecipou alguns desfechos sobre os personagens de Lázaro Ramos (34) e Camila Pitanga (35) na trama, Zé Maria e Isabel, respectivamente, deixando os telespectadores ainda mais ansiosos para ver os finais desejados por eles.
“Zé e Isabel é aquele casal que a gente sabe que vai terminar bem no final. O público quer vê-los felizes. Mas mesmo no casamento, tem uma surpresinha...”, declarou o autor em entrevista ao site da própria novela.
Ao falar do início de Lado a Lado, quando Zé Maria abandonou Isabel ao saber que ela está grávida, João Ximenes contou como o personagem de Lazaro foi mudando sua personalidade e se tronando mais flexível.
“O Zé é um homem do seu tempo quando se trata de família, casamento. Digamos que ele está um passo à frente do Seu Afonso (Milton Gonçalves), um passo atrás do Edgar (Thiago Fragoso). O sofrimento lhe deixou marcas. Mas ao meu ver, o que fez ele se tornar uma pessoa mais flexível foi mesmo o amor por Isabel”, disse.
“Ele passou seis anos na Marinha, passou por toda aquela experiência que foi ao mesmo tempo engrandecedora, pela oportunidade de ter treinamento que lhe permitisse exercer outras atividades, e trágica, pelo resultado da Revolta da Chibata (que mudou o Brasil, mas ali, naquele momento, para os marujos, parecia uma derrota) e nunca esqueceu Isabel. Ele lutou contra isso, era espezinhado por Chico e Jurema, mas logo ele teve que admitir que nunca tirou ela da cabeça. O Zé mudou por amor”, acrescentou.
Quanto ao futuro profissional de Zé Maria na tecelagem da família Vieira, o autor explicou. “Infelizmente a novela está na reta final e não vamos ter tempo de acompanhar mais da trajetória profissional do Zé. Mas quando a novela acaba, ele está, sim, trabalhando na tecelagem de Bonifácio”.
Quando questionado se o personagem de Lazaro irá mesmo conseguir que a capoeira seja um esporte reconhecido, João Ximenes Braga destacou. “Vai dar um passo grande nesse caminho. Ficaria falso pôr à legalização na novela, pois estamos em 1911 e a capoeira só vai ser reconhecida nos anos 30. Zé Maria é uma homenagem aos pioneiros que abriram caminho pra isso. Ele fez isso ao longo da novela toda, ensinando o legado às crianças, deixando que seu nome viesse a público no jornal depois da luta histórica contra o jiu-jítsu. Mas no final Zé vai conseguir o apoio do senador Assunção pela mudança na lei”.
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"