CODORNA CONGELADA
Originária do norte da África, da Europa e da Ásia, a codorna européia, da espécie Coturnix coturnix, pertence à mesma família das galinhas, perdizes e faisões, a dos fasianídeos. Em algumas planícies da Europa ainda é encontrada vivendo livremente, em especial entre os meses de abril e outubro. Chegou ao Japão no século XI e são do século XII os primeiros registros sobre sua criação em cativeiro, inicialmente pelo canto dos machos, que era muito apreciado. Em 1910 os japoneses começaram a fazer cruzamentos entre a codorna européia e outras espécies, chegando a um tipo ideal para a produção de carnes e ovos: a Coturnix coturnix japonica, também chamada codorna doméstica, ou japonesa. Há ainda outro tipo, a Bobwhite quail, ou codorna americana. A caça dessa pequena ave, comum no passado, hoje é proibida e o abastecimento é feito com exemplares criados em cativeiro, abatidos quando atingem cerca de 150 gramas. A codorna japonesa, a mais difundida, foi introduzida no Brasil na década de 1950 e às vezes é confundida com a codorna silvestre brasileira (Nothura sp). No Brasil, a demanda maior ainda é pelos ovos. Mas a carne escura e macia, de sabor mais forte que a do frango e preço acessível, começa a conquistar os brasileiros. Como o consumo ainda é pequeno, é mais fácil encontrá-la congelada do que fresca. Codornas inteiras, destrinchadas ou desossadas entram em muitos pratos requintados. Podem ser recheadas, empanadas, grelhadas, assadas ou ensopadas, além de compor risotos e caldos. Desfiada, a carne valoriza patês e recheios para tortas e massas.
É ruim para Quem tem gota, devido à presença de purinas, em especial nos miúdos; e ser consumida malpassada, pois pode conter salmonela. É bom para Adultos e crianças, pois tem carne magra, nutritiva, de fácil digestão e rica em vitaminas, como a B6, que proteje contra infecções.
100 g de carne de codorna (peso cru) contêm: Vit. B6 - 0,6 mg Niacina - 7,54 mg Cálcio - 13 mg Cobre - 0,507 mg Ferro - 3,97 mg Magnésio - 23 mg Fósforo - 274 mg Potássio - 216 mg Sódio - 53 mg Calorias - 192 Proteínas - 19,6 g Gordura - 12 g Colesterol - 76 mg Vit. B1 - 0,244 mg Vit. B2 - 0,26 mg
Codornas são encontradas facilmente nas gôndolas de aves congeladas dos supermercados maiores. Na hora da compra, calcule cerca de uma ave por pessoa. Confira sempre o prazo de validade. A embalagem deve estar livre de cristais de gelo, o que indica que esteve em condições inadequadas de manipulação e armazenamento. Repare se tem odor suave e se a pele, mais escura do que a do frango, está intacta, sem viscosidades e manchas escuras ou esverdeadas. No rótulo precisa haver um número de registro no SIF (Serviço de Inspeção Federal), do Ministério da Agricultura. Codornas vivas podem ser compradas em algumas avícolas.
Para descongelar a codorna, deixe-a em temperatura ambiente, sem retirar da embalagem, por 2 a 3 horas. Pode também ficar na geladeira de um dia para o outro. Outra opção é fazer uma vinha-d'alhos e mergulhar nela a ave, por até 6 horas. Uma vez descongelada, não retorne ao freezer. Consuma em até dois meses. Se for prepará-la assada ou grelhada, evite o ressecamento da pele cobrindo-a com fatias de bacon ou de toucinho fresco ou pincelando com azeite ou manteiga. Se quiser, envolva-a com fatias de presunto cru e, por cima, com massa folhada. Asse até a massa ficar dourada. Para refogar em pedaços, 20 a 30 minutos são suficientes.
Mônica Veloso (jornalista e apresentadora de televisão) Quem me ensinou a preparar estas codornas à caçadora foi o chef Allan Vila Espejo. Abra 4 codornas limpas e descongeladas ao meio (sem separar as partes) e coloque-as para marinar em 1 copo de vinho tinto seco temperado com 1 col. (chá) sal, 3 ramos de alecrim, 3 folhas de louro e 1 col. (chá) de orégano. Deixe descansar por 3 horas. Retire a codorna e reserve a marinada. Em uma frigideira, aqueça 6 col. (sopa) de azeite e doure a ave. Passe para uma panela e junte 1 cenoura em rodelas, 1 cebola picada, 8 dentes de alho picados e 4 tomates sem pele e sem sementes picados. Refogue por 5 min e junte a marinada. Cozinhe por 25 min. No final, adicione 12 azeitonas pretas e sirva.
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"