HELIO CASTRONEVES TRIUNFA

Em NY, homenagens e aplausos pelo tri na Indy

No domingo, 24, o piloto paulista Helio Castroneves (34) entrou para a história do automobilismo mundial: venceu a famosa 500 Milhas de Indianápolis, tornando-se o nono na categoria a ganhar a prova por três vezes, sendo o primeiro não americano. Menos de 48 horas depois, o brasileiro já estava em Nova York para participar de uma série de homenagens e entrevistas em programas de TV. “Não deu tempo nem de a ficha cair. Agora, com as pessoas me dando parabéns, falando do assunto, amigos ligando, é que estou acreditando que é verdade mesmo, e não um sonho”, confessou ele, que vencera a corrida em 2001 e 2002.

Com apenas um dia na Big Apple – ele logo seguiu para Dallas, Chicago e Milwalkee – Helinho teve cada minuto cronometrado. No Radio City Music Hall, casa de shows e cartão-postal da cidade, ele posou com uma réplica do carro e relembrou sua participação – e vitória – no programa Dancing With The Stars fazendo graça com as rockettes, famosas bailarinas do lugar.

“Eu ia almoçar no Plataforma, mas a correria é tanta, mudaram os planos e o João teve que vir até aqui”, contou Helinho, referindose a João de Matos (57), dono da churrascaria. “Helio é um herói que merecia voltar ao topo. Sou seu fã e tenho muito orgulho de ser seu amigo”, elogiou João.

A vitória marcou seu retorno aos pódios e também a volta por cima na vida pessoal. Há cerca de um mês, ele foi absolvido do processo de sonegação fiscal nos Estados Unidos, julgamento que durou dramáticas sete semanas. “Jamais perdi a fé, a esperança, mas foi no momento que entrei no meu carro e coloquei o capacete que encontrei a resposta de tudo. Minha vida é correr, é o que faço de melhor. Não poderia desistir”, diz ele. “Daqui pra frente, só alegria!”