Em museu suíço dedicado a carros de luxo, casal faz festa beneficente em prol de instituição
Uma noite de luxo com o objetivo de incentivar a solidariedade além das fronteiras. No museu Jean-Pierre Slavic, em Mies, a 14 km de Genebra, na Suíça, o casal Christina Oiticica (65) e Paulo Coelho (69) recebeu 120 seletos convidados em uma gala com renda revertida para o Solar Meninos de Luz, do Rio. “Com a crise, tudo ficou difícil no nosso Brasil e alguns parceiros deixaram de apoiar a ONG. Então, tivemos com a nossa amiga Paula Sendas Van Vlissingen, também brasileira, a ideia de organizar essa festa neste lugar único”, explicou Christina. Há 18 anos, ela e Paulo, à frente da Fundação que leva seu nome, apoiam a entidade que atende a 430 crianças e adolescentes na comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana.
Todos os convidados ficaram encantados com a sofisticação e a originalidade do local escolhido para o evento. Uma das maiores fortunas da Europa, o empresário Jean-Pierre Slavic (66) fundou o museu para expor sua coleção de 65 carros italianos históricos, entre os quais 26 Ferraris na cor vermelha original. Toda a decoração do evento seguiu esse tom. Destaque para a enorme mesa retangular onde todos jantaram com a ornamanteção, do início ao fim, de rosas colombianas. Mestre de cerimônias da noite, que teve cada convite vendido ao equivalente a 1580 reais, o jornalista Bruno Astuto (38) comandou também um leilão. Entre os itens oferecidos, uma bolsa Chanel em edição única, cinco noites no Copacabana Palace e o livro de arte Caminhos Revividos, assinado por Paulo e Christina. “Quanta emoção! Está sendo uma noite de sonhos”, disse Bruno. Na garagem, que ocupa uma área de 1 400m², 17m abaixo do solo, aconteceu ainda um animado show da banda grega 48 Ores.
Renomada artista plástica, Christina, que celebrou aniversário na mesma semana da festa, em 23 de novembro, ganhou declaração do escritor. “Feliz aniversário, meu amor. A mulher de minha vida!”, revelou Paulo. Feliz com o sucesso do impecável jantar e com o valor arrecadado, 600000 reais, Oiticica agradeceu a presença de todos. “Esta festa foi organizada com nosso amor para os ‘meninos de luz’. Que eles tenham muita proteção”, desejou. Animado, Paulo agradeceu também aos presentes e ao amigo Astuto pelo comando do evento. O célebre escritor, que, esse ano mais uma vez desbancou nomes consagrados e ficou em primeiro lugar no Index Trans lationum, que compila os autores em Língua Portuguesa mais traduzidos do mundo, acaba de lançar sua nova obra: A Espiã. A história é uma ficção romanceada inspirada na troca de cartas entre a dançarina Mata Hari (1876–1917), acusada de espionagem, e seu advogado. As cartas foram escritas às vésperas de sua execução na França durante a Primeira Guerra Mundial e liberadas ao público há 30 anos. “Para ser um escritor, você precisa estar interessado em diferentes culturas e origens. Você não está aqui para escrever apenas sobre seu mundo. Como Tolstoi dizia: ‘tudo o que acontece em uma comunidade acontece em todos os lugares’”, assegurou ele.