Ator sugeriu que o papel das mulheres é ficar em casa cuidando dos filhos
Jean-Claude Van Damme causou polêmica neste sábado, 30, com comentários machistas e homofóbicos em entrevista ao programa francês On N'est Pas Couché.
Uma das convidadas do dia era Marlène Schiappa, ministra da igualdade de gênero. Enquanto ela falava sobre a condição das mulheres no mercado de trabalho, o ator a interrompeu em tom de zombaria e começou a falar por cima dela. "Existem mulheres que trabalham, como você. Mulheres que fazem duas coisas: cuidam dos filhos e trabalham. Mulheres que ficam em casa e cuidam dos filhos. Se todas as mulheres trabalharem, quem ficará em casa com os filhos?", perguntou ele em tom irônico. Em seguida, ainda explicou que a mulher deve ficar em casa e o homem deve trabalhar para trazer o dinheiro.
A ministra então, com uma expressão incrédula, deu um sermão no astro. "Isso que você fez é mansplaining. É quando um homem interrompe uma mulher para explicar algo que ele acredita conhecer melhor que ela", explicou. A plateia a aplaudiu, e Van Damme revirou os olhos e aplaudiu ironicamente.
Após o comentário machista, a mulher ainda fez outra pergunta. "De acordo com sua teoria, se um homem casa com outro homem ou uma mulher casa com uma mulher, quem vai trabalhar?".
"Homens se casam com homens? Homens se casam, mulheres se casam, cachorros se casam... Todos estão casando e se divorciando", esbravejou o ator.
Marlène então comentou que ele não deveria falar essas coisas, e sim apoiar a comunidade LGBT+. "Hoje é o dia da Parada LGBT [em Paris], onde as pessoas marcham para conseguir seus direitos. Esse cometário me choca. Há pessoas que apanham e são insultadas porque são homossexuais. Precisamos apoiá-los ao invés de ridicularizá-los dizendo que eles são como cachorros".
Tentando amenizar a situação, o ator disse que está tudo bem se eles se casarem, e que ele tem amigos gays.
Veja o vídeo completo [em francês]:
Alice Wegmann fala das semelhanças com sua personagem Maria na superssérie global e como sua entrega ajuda na atuação