Apresentadora comenta obra que deu ouvidos aos baixinhos: "Não há adultos por trás. As crianças são as mediadoras”
Com enorme sorriso, Xuxa Meneghel (51) celebrou ao lado do namorado, Junno Andrade (51), mais uma conquista na sua luta de dar voz às crianças. Toda de branco, com sandália rasteirinha, já sem a bota ortopédica que usava há um ano por conta de uma fissura no osso sesamóide do pé esquerdo, a estrela acompanhou orgulhosa o lançamento do livro Brasil das Crianças, em Pedra de Guaratiba, Rio.
Em 2012, durante a Conferência Rio+20, a sua Fundação deu início à Rede + Criança. O intuito era dar oportunidade a grupos de diferentes regiões brasileiras, de grandes centros urbanos às comunidades ribeirinhas, de discutir e desenvolver propostas para uma vida sustentável.
A editora Positivo abraçou a causa e lançou a obra com texto de 55 escolas participantes do projeto. “Há 30 anos trabalho para crianças, muita gente achou que fosse louca por dar o microfone a elas. Fui muito criticada. Mas sempre as tratei de igual para igual. E no livro é assim, não há adultos por trás. As crianças são as mediadoras”, disse Xuxa, entre alguns dos autores mirins e Acedriana Sandi (44) e Ruben Formighieri (59), diretora pedagógica e diretor-superintendente da editora.