Emoção dela e Junno com histórias da sua fundação
Na festa dos 25 anos de sua Fundação, em Pedra de Guaratiba, Rio, lágrimas escorriam dos olhos de Xuxa Meneghel (51). Ao lado do namorado, Junno Andrade (51), a estrela chorava de emoção ao ver a felicidade no rosto de crianças e jovens beneficiados e, mais ainda, ao ouvir relatos de algumas das histórias de vida transformadas com os mais de 200000 atendimentos.
Pela sua cabeça, passava um filme relembrando a criação do projeto, inspirado em uma senhora do bairro da Pavuna, que tirava crianças da rua e cuidava como filhos. “Comecei com 140 baixinhos e hoje circulam por aqui cerca de 1000 pessoas por dia. Muitos podiam estar fazendo coisas horríveis, mas não. Agarram oportunidades. Há trajetórias fascinantes”, destacou Xuxa sobre a entidade, que atende crianças e adultos com um trabalho integrado de educação, cidadania e capacitação profissional.
No palco, o exaluno Leandro Picolo (31), engenheiro de produção, contava ter encontrado sua vocação após frequentar o curso Show de gastronomia. “Hoje tenho carro, apartamento. Conquistei tudo que desejava”, disse o gerente industrial de uma empresa carioca.
A comoção contagiou também quem acompanha de perto a dedicação da estrela ao trabalho social. “Ela é um exemplo. O que faz aqui não é para qualquer um, tem de ter força de vontade, doação, alegria. Todos os dias aprendo com Xu”, contou Junno. Sempre discreta, Sasha (16), da relação de Xuxa com Luciano Szafir (45), assistia à festa em um canto do palco. Orgulhosa da mãe, abraçava jovens, pegava bebês no colo e, em vários momentos, foi vista chorando. “Não forço, ela está pedindo para vir, ficou seis horas acompanhando os meninos grafitarem os muros. Fico muito feliz, porque adolescente meio que vive naquele mundinho dele. E vê-la se envolvendo naturalmente com a Fundação faz meu coração vibrar”, afirmou a apresentadora, que nem parecia ter ficado até quatro da manhã com Junno e grupo de fãs ajeitando os últimos detalhes da decoração feita por Lueli Antunes (50).
Com Bianca Rinaldi (40) como mestre de cerimônias, o show dirigido por Gringo Cardia (56) levou ao palco Anitta (21), Naldo (35) e Buchecha (39). Na exibição de um vídeo de 2007, Bruna Marquezine (19), na época com 12 anos, apareceu falando sobre a rede Não Bata, Eduque, da qual Xuxa é porta-voz. A campanha acabou sendo fundamental na aprovação, este ano, da Lei Menino Bernardo, que proíbe o castigo físico e humilhante em crianças e adolescentes. “Quero agradecer a Xu por me deixar fazer parte dessa luta tão bonita. Um dia serei mãe e quero que meus filhos cresçam em um País em que se orgulhem de uma lei que as protege”, disse Bruna, chorando.
Ao final da celebração, os apoiadores da instituição receberam uma escultura, feita com reciclagem por Bia Doria (49), representando uma “Xuxinha bailarina”, segundo a artista plástica. “Tudo o que eu vier a falar é pouco, vai se perder. É gratificante ver cada sorriso, história, o trabalho dos profissionais maravilhosos. Mas é uma injustiça a Fundação hoje ter só o meu nome, por que ela não se banca, não existe sem meus amigos, parceiros, sócios de sonhos. E não é só colocar dinheiro, eles se doam”, ressaltou a apresentadora.