'Maria do Caritó' conta a história de uma cinquentona virgem e solteira, interpretada por Lilia Cabral, que ainda não desistiu de encontrar o amor e se casar
Estreia nesta sexta-feira, 10, em São Paulo, a peça Maria do Caritó. O espetáculo é protagonizado por Lilia Cabral (55) e, antes de chegar aos palcos paulistanos, passou por Belo Horizonte e pelo Rio de Janeiro. "É a história de uma mulher que, aos 50 anos, ainda é virgem. Nunca teve namorado, marido, nunca casou. Quando a peça começa, no dia 13 de junho, ela está fazendo mais uma promessa para Santo Antônio", contou Lilia a CARAS Online.
Quando nasceu, o pai de Maria do Caritó prometeu a menina para um santo, o São Djalminha. Isso porque, por um milagre, o bebê sobreviveu ao parto que terminou na morte da mãe. "Quando um circo chega à cidade, a história começa a se desenvolver e ela vai atrás desse grande amor que uma cigana disse que ela iria encontrar. Com isso, com toda a história, vão se passando quadros muito divertidos. É uma peça muito popular, com uma brasilidade muito forte. O público se identifica", disse Lilia.
Paulistana da Lapa, a atriz também comemora o retorno à cidade. "Estou numa expectativa muito grande. Vim para cá com o Divã, que foi muito bom. Tenho uma ligação muito forte com São Paulo. Apesar de ter escolhido morar no Rio, minha necessidade de estar sempre aqui é muito grande. Meus amigos, a família, meus colegas no palco... é sempre uma surpresa e uma emoção", completou.
Em Maria do Caritó, Lilia reencontra antigos amigos que conheceu ainda jovem, quando frequentou o curso de teatro da Escola de Arte Dramática (EAD), da USP: Fernando Neves e Silvia Poggetti, com quem divide cena; e J. C. Serroni, responsável pelo figurino. A eles se juntam os jovens atores Dani Barros e Eduardo Reyes.
Newton Moreno assina o texto da peça, que tem direção de João Fonseca. "Ela estava procurando um texto novo e queria reencontrar esses amigos em um espetáculo. Quando você escreve pensando na pessoa, fica mais fácil. Ainda mais alguém com tanto talento. Acho que a Lilia tem uma coisa muito direta, uma comunicação muito forte com o público dela, seja qual for o veículo", contou Newton.
O espetáculo ficará em cartaz no Teatro Faap (R. Alagoas, 903) até 16 de dezembro. As apresentações acontecem às sextas (21h30), sábados (21h) e domingos (18h).