Em Campos do Jordão, Sophia Valverde fala de amadurecimento pessoal, o sucesso em 'Poliana Moça ' e relembra problema de saúde: 'Tinha muito medo de ser algo mais grave'
Crescer em frente às câmeras foi algo bastante natural para Sophia Valverde (16). Protagonista da novela Poliana Moça, do SBT, ela começou a atuar ainda muito pequena: aos 4 anos, já participava de comerciais de TV. Sua estreia na teledramaturgia, porém, só aconteceu em 2013, quando participou do remake de Chiquititas, exibida pela mesma emissora de sua atual empreitada. Desde então, ela nunca mais parou de atuar. “Eu sempre quis ser atriz. Minha mãe me levava para os testes. Cheguei a fazer mais de 200 publicidades entre os meus 4 e 6 anos, acredita? Acho que súper me acostumei com tudo o que envolve o meio artístico, então, não sinto o peso da exposição”, detalha. Na pele de sua primeira protagonista, ela celebra o sucesso da obra, continuação de As Aventuras de Poliana, que estreou em 2018. “Foi muito especial viver todo esse período por ser a minha primeira protagonista. Também fiquei muito feliz, porque cresci com a personagem e sou muito grata por tudo o que Poliana me trouxe na vida”, avalia.
Aproveitando o período de folga das gravações da trama teen, a atriz se divertiu no Hotel Ort, em Campos do Jordão, durante a temporada de CARAS Inverno. “Amei participar do evento, a programação estava incrível, assim como o lugar, que é maravilhoso”, elogiou ela, sempre acompanhada pela mãe, Danielle Valverde. Para Sophia, aliás, o apoio familiar foi mais do que essencial para a evolução de sua carreira. “Ela é minha assessora, minha empresária, meu tudo. Minha família sempre tentou cuidar muito da minha agenda, do meu dia a dia. Então, sempre tive tempo para todas as atividades de uma criança e, hoje, de uma adolescente”, entrega.
E por falar em adolescência, a estrela garante que não pulou nenhuma de suas fases, mas, apesar da pouca idade, precisou lidar com problemas de gente adulta: em dezembro de 2021, ela descobriu um nódulo no seio que precisou remover por meio de cirurgia, em maio. “Tinha muito medo de ser algo mais grave e da parte da anestesia geral também. Mas, quando fiz a biópsia, antes mesmo da cirurgia, já me falaram da possibilidade de ser um fibroadenoma”, explica ela, referindo-se a um tipo de tumor mamário benigno, que pode atingir mulheres mais jovens. Todo o processo foi relatado por Sophia nas redes sociais com o propósito não só de comunicar os seguidores sobre sua saúde, mas também alertar as meninas de sua idade acerca do problema. “Muitas crianças e adolescentes se inspiram em mim e, por isso, é muito importante passar valores que são tão essenciais para o nosso dia a dia. Busco muito influenciar positivamente, sempre”, declara a atriz, que soma quase 15 milhões de fãs só no Instagram.
Além da carreira na TV, Sophia ainda carrega o dom da música. Recentemente, inclusive, estreou o filme Hora de Brilhar, disponível no catálogo do Disney+, no qual dá vida a uma talentosa garota que precisa vencer o medo do público para realizar o sonho de ser cantora. “Sempre amei cantar, desde pequena. E, hoje em dia, é cada vez melhor ser uma artista completa: que atua, canta e dança”, reflete. Para os próximos meses, enquanto se dedica às gravações finais da novela Poliana Moça, Sophia revela que também participará de um novo filme, mas mantém segredo sobre o título. “Tenho certeza de que todos irão amar quando souberem. Quero continuar nessa carreira e tenho muitos sonhos. Peço a Deus que continue me dirigindo em tudo”, diz a musa teen.
Fotos: Paulo Santos; Produção visual: Carlos Henrique Duarte; Beauty: Milmakes; Produção executiva: Marley Galvão e Sônia Esper