Redação Publicado em 04/01/2010, às 12h32 - Atualizado em 05/01/2010, às 09h49
Embora as aveleiras possam ser de várias espécies e cresçam espontaneamente em regiões de clima temperado na África, Europa e América, apenas três espécies são cultivadas atualmente: a Coryllus avellana, no Velho Mundo e em zonas temperadas; a Coryllus maxima, no Mediterrâneo e no Oriente Médio; e a Coryllus colurna, também no Oriente Médio. Só a Coryllus avellana é cultivada na América do Norte. É difícil notar a diferença entre os três tipos, a não ser pelo fato de a Coryllus colurna ser menor. Os principais produtores e exportadores são Itália, Espanha, Turquia, França e países do norte da África. As aveleiras pertencem à família das betuláceas. O fruto tem, em média, o tamanho da bolinha de gude e é constituído de uma casca delgada, porém dura, lisa, marrom. A parte comestível, a polpa do fruto, recoberta por película marrom-avermelhada, tem consistência densa e crocante, cor leitosa, sabor suave e adocicado. Como as outras nozes, a avelã é rica em óleo e muito calórica. É a que contém maior teor de vitamina B1 (tiamina). Desde tempos remotos, as avelãs são importantes fontes alimentares. Colhidas entre agosto e setembro, podem ser comidas frescas, mas em geral são secadas e usadas sobretudo nas festas de fim de ano. As comercializadas no Brasil vêm da Europa e dos Estados Unidos. Sozinhas, as avelãs podem ser consumidas in natura, salgadas ou tostadas. Podem ainda ser utilizadas inteiras, picadas ou moídas no preparo de pratos doces e salgados. Entram, finalmente, em recheios terrines e pratos de frango e peixe. Sobretudo na França e na Itália, entram em bolos, tortas e biscoitos.
SaúdeÉ bom para
Crianças, jovens e esportistas, porque, além de ser uma ótima fonte de proteínas, fornece gorduras, o que a torna um alimento altamente energético.
É ruim para
Ser consumida de maneira indiscriminada por pessoas que fazem dieta hipogordurosa, como os portadores de doenças no fígado e na vesícula, porque tem muita gordura.
Como se escolhe
É possível comprar avelãs com a casca ou sem ela. Esteja atento, pois avelãs com casca devem ser pesadas em relação ao tamanho. Antes de comprar, balance algumas para se certificar disso. Evite se parecerem ter a polpa solta, porque é grande o risco de estarem desidratadas, velhas e ao mesmo tempo rançosas. A casca precisa estar íntegra. Não adquira se tiverem furos ou rachaduras. Avelãs sem casca normalmente vêm com a película marrom que as recobre. Devem estar bojudas, com a película sem manchas e sem sinais de bolor. Procure cheirar, para verificar se não está com odor rançoso, e apertar, para verificar se não está murcha.
Como se prepara
A casca da avelã é quebrada facilmente com quebrador de nozes ou martelinho. Para remover a película, coloque-a no forno quente por alguns minutos e esfregue-a entre as mãos. Ela pode ser usada fatiada, frita em manteiga e posta com limão sobre peixe. Ou moa e misture com manteiga para prepara uma base para canapés ou compor ingredientes de biscoitos e bolos. Triturada ou picada, vai em recheios para carnes, aves, peixes e coelho. Conserve-a com casca, em potes fechados, em local frio e seco por até seis meses. Sem a casca, coloque-a em pote que feche bem e deixe na geladeira por um mês ou por seis meses no freezer.
Minha Receita
Este Fath é uma receita egípcia para ser servida sozinha. Cozinhe 2 peitos de frango em água com sal e temperos de sua preferência. Desfie bem fino e reserve. Torre as fatias de 1/2 pão de fôrma e corte em cubinhos. Reserve. Pique as folhas de 1 maço de hortelã miudinho. Reserve. Misture 1 lata de creme de leite com a mesma quantia de coalhada. Reserve. Torre avelãs, uvas passas e outras frutas e castanhas utilizadas nas festas de final de ano. Reserve. Pegue um pirex e monte o prato. Vá pondo uma camada de frango e outra de pão até acabarem. Junte o creme de coalhada. Aqueça bem cerca de 1/2 kg de manteiga. Ferva frutas e castanhas reservadas e ponha por cima no pirex. Salpique a hortelão picada.
Ficha Técnica
100 g de avelãs contêm:
Calorias - 631
Proteínas - 13 g
Carboidratos - 15,3 g
Gordura - 62,6 g
Fibras - 6,1 g
Niacina - 1,14 mg
Folacina - 71,8 mcg
Ác. pant. - 1,15 mg
Vit. E - 23,9 mg
Cálcio - 188 mg
Cobre - 1,51 mg
Ferro - 3,27 mg
Magnésio - 284 mg
Fósforo - 311 mg
Potássio - 444 mg
Selênio - 5,04 mcg
Sódio - 3 mg
Zinco - 2,4 mg
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade